+ Revista TUdo

Planejamento Financeiro Familiar

Escrito em 31/05/2021
Revista Tudo


Planejamento Financeiro Familiar
Essencial para a saúde do seu dinheiro
 

“A vida não é estática e diversos acontecimentos, esperados ou não, podem desencadear mudanças de objetivos ou sonhos de vida, os quais requerem novo planejamento”.


Assim começa a explicação de  Claudia Peano, Planejadora Financeira Pessoal que defende ter uma profissão acessível, porém, que ainda precisa ser difundida no Brasil. 
Segundo ela, muitos ainda não sabem que existe esse serviço, prestado por profissionais (planejadores financeiros) independentes ou por empresas.

Já existem várias no Brasil. Funciona como uma clínica (médico) da saúde financeira. A partir da análise de todos os aspectos financeiros da pessoa, casal ou família, é realizado um diagnóstico da situação e a elaboração de um plano de ação para atingir os objetivos desejados”, afirma Cláudia.

O custo de um serviço desse varia bastante, dependendo do profissional e do tipo de atendimento. Existem empresas que entregam planejamentos básicos a partir de R$99. Pode ser cobrado por hora, por consulta, um preço fechado (pacote) ou em casos muito complexos como um percentual do patrimônio.


A Planejar ( https://planejar.org.br/ ), associação dos profissionais certificados de planejamento financeiro no Brasil, promove anualmente a Semana ENEF (https://planejar.org.br/semana-enef/), uma campanha que oferece gratuitamente planejamento financeiro para pessoas carentes.

O que envolve um Planejamento Financeiro Familiar?
Envolve todos os aspectos da vida financeira pessoal ou familiar. Desde a análise do fluxo de caixa (receitas e despesas), do patrimônio (investimentos e outros bens, dívidas), passando pela reflexão sobre objetivos e sonhos, sobre como gostaria que fosse seu estilo de vida na longevidade, até entender quais riscos podem ameaçar a conquista desses objetivos.
Além disso, temos que levar em conta questões tributárias e de sucessão (o que acontece se você vier a faltar hoje?). Em cada momento da vida temos que focar mais em um ou outro desses aspectos do planejamento.

Qualquer família pode fazer? Por onde podem começar? Todo mundo precisa de um planejamento financeiro. Desde endividados até famílias com patrimônio elevado, todos ganham com uma boa organização das finanças. Muitos clientes me procuram para ajudá-los a investir melhor. O investimento é apenas um dos objetivos de se fazer um planejamento e ele não caminha isolado dos demais. Costumo responder que não tenho a menor ideia de qual o melhor investimento, sem antes entender qual a finalidade e para qual prazo aquele recurso será investido.

O ponto de partida é o fluxo de caixa. Preciso saber responder: “Tenho déficit ou superávit nas minhas contas mensais”? Se gasto mais do que ganho, então, o primeiro foco do planejamento será reverter essa situação, ou pelo menos equilibrar. Se, por outro lado, sobra algum valor todo mês, daí podemos começar a planejar o que fazer com isso. Imaginamos que a poupança mensal é como se fosse uma torneira aberta e a água que vai saindo é destinada a encher alguns reservatórios importantes na nossa vida.
Em resumo, o planejamento traz mais foco e racionalidade para as escolhas financeiras ao longo da vida.

Como a pandemia afetou o planejamento financeiro das famílias?
Quando tudo aconteceu, a reação inicial foi de pânico, primeiro claro, com a possibilidade da morte, mas no momento seguinte, também com incertezas ligadas à perda de emprego e, para quem é empresário, a redução nas vendas e dificuldades para pagar aluguéis e salários. Quem havia se planejado e tinha uma reserva certamente, ganhou um fôlego para o que poderia vir e para tomar decisões com um pouco mais de calma. À medida que foi se verificando a gravidade da situação, alguns clientes meus tiveram ainda que aumentar essas reservas, pois havia uma incerteza muito grande do que estava por vir. Em situações como essa, ter caixa é importantíssimo.

Saiba mais
moneyforlife

Claudia Peano, CFP®
Planejadora Financeira Pessoal
(11) 98224-9357