+ Revista TUdo

Pinacoteca e Pina Estação 2021

Escrito em 05/02/2021
Revista Tudo


Panmela Castro se destaca por suas obras feministas

O grande destaque de 2021 é o projeto Enciclopédia Negra, uma parceria da Pinacoteca com a Companhia das Letras, o Instituto Ibirapitanga e o Instituto Soma Cidadania Criativa.

O mais legal de tudo é que a mostra será de 35 artistas pretos contemporâneos, que produziram 100 retratos de personalidades negras importantes para a história do Brasil.

Essa exposição envolve obras de Antonio Obá, Arjan Martins, Ayrson Heráclito, Castiel Vitorino, Dalton Paula, Daniel Lima, Desali, Igi Ayedun, Juliana dos Santos, Moisés Patricio, Mônica Ventura, Nadia Taquary, Panmela Castro, Paulo Nazareth, Rebeca Carapiá, Renata Felinto, Rodrigo Bueno, Sônia Gomes, Tiago Sant’Ana e muitos outros nomes.

Anote na agenda: a exposição fica em cartaz entre 11 de abril e 11 de outubro de 2021 na Pinacoteca.

Ainda na Pinacoteca
Outra atração é a exposição “A Máquina do Mundo”, com título inspirado em um poema de Carlos Drummond de Andrade  e curadoria de José Augusto Ribeiro. A mostra aborda a relação entre arte e atividade industrial.
 

Clarice, presente!
Os fãs de literatura brasileira ganharam um presente incrível do IMS – Instituto Moreira Salles! Para celebrar o centenário de Clarice Lispector, a instituição lançou um site bilíngue 100% dedicado à autora. Lá, os fãs da escritora encontram manuscritos, fotos, áudios, vídeos, cartas, aulas e textos críticos, em grande parte provenientes do acervo da escritora, sob a guarda do IMS desde 2004. Acesse: claricelispector.ims.com.br

 



Rolê pelo espaço
Que tal explorar as belezas do universo com o app da NASA? São muitos materiais para acessar do seu smartphone ou TV! Você pode ver 18 mil fotos, vídeos e muito mais.
Na tela inicial, existe um menu chamado “Images” com várias fotos captadas por satélites em diferentes lugares do espaço sideral. É a chance de visualizar cenários inimagináveis, incluindo um planeta cor-de-rosa, novas galáxias, nuvens estelares (conhecidas como nebulosas) e cometas.
As redes sociais do Complexo de Visitantes da NASA oferecem diariamente conteúdos educativos e curiosos em sua página do Facebook.
O aplicativo está disponível para android e ios.