+ Revista TUdo

Primavera e nossa respiração

Escrito em 09/10/2020
Revista Tudo


A brisa bate gostosa e ficamos loucos para um passeio ao ar livre, especialmente após tanto tempo de quarentena. O Sol está lá a nos chamar.... vem?.... vem...? Vamos curtir, passear, explorar! Porém, essa é a época do pólen, quando as micropartículas entram pelo nariz e boca, causando as famosas alergias, atingindo crianças, adultos e idosos,  cada qual de sua maneira.

Pois então chega 2020 com a Covid-19, um vírus que começou na China e se alastrou pela Europa até chegar por aqui. Com ele, uma série de precauções foram acrescidas. Assepsia extra nas mão (lavá-las com bastante água, sabão e álcool gel, além da máscara. Artefato  que usado com normalidade na Ásia e faz parte obrigatória dos profissionais da saúde, agora se espalhou pela população como preventivo na disseminação da doença. Muitas dúvidas, alguma resistência além do uso errado, as máscaras vieram para ficar pelo menos enquanto não houver vacina - sendo que alguma pessoas se dizem tão acostumadas que prometem manter o hábito.

Mas afinal, a máscara dificulta a respiração e a torna mais seca? "Pelo contrário, a máscara umidifica a respiração, evita a entrada de partículas, embora possa atrapalhar homens com barba ou bigode, já que alguma fibra pode cair na garganta", afirma o Cardiologista Rodrigo Augusto Truffa.

De acordo com ele, os umidificadores são uma ótima alternativa para limpar o ar e as partículas, microorganismos, vírus e covid. Todos eles ficam mais pesados e assentam no chão.

E como reduzir a secura nos narizinhos tão bonitinho dos nossos bebês? A cada três horas instilar duas gotinhas de soro fisiológico "isso umidifica, previne rinite, alguma gripezinha. Ao invés de ir para os pulmões, tudo isso acaba indo para o estômago, afastando a possibilidade de pneumonia, ensina o médico.

Há algumas outras técnicas para melhorar o seu bem- estar e dos seus filhos. Uma delas é bem simples: o seu quarto possui suíte ou o banheiro é bem pertinho?  Banhe-se com as portas abertas e depois deixe a toalha molhada secar em uma cadeira no quarto.

Outra dica simples: levar um recipiente cheio de água para o quarto. Mas preste atenção, não adianta instalar um galão de 200 litros com uma boca de 2 centímetros de diâmetro. Uma bacia de boca larga, ou mesmo uma forma de bolo, serão muito mais eficazes.

Segundo o Dr. Rodrigo Augusto Truffa, a quantidade de água a ser ingerida varia de pessoa a pessoa. "Não são todos que necessitam beber exatos 2 litros de água por dia. O importante é acompanhar o ritmo do corpo, reparar na cor do xixi... escureceu, é preciso mais água." Um recurso milenar para limpar as vias aéreas desobstruídas é o uso da "lota" indiana com soro fisiológico, que ganhou cada vez mais popularidade até mesmo entre os não praticantes de  Yoga.

Os criativos do mercado não perderam tempo para fazer modelos  de umidificadores para agradar desde os mais discretos até os jovens que gostam de cromoterapia. Aproveite a estação mais florida do ano!

 

Fonte: Dr. Rodrigo Augusto Truffa CRM 120774

Cardiologista Intervencionista.