+ Revista TUdo

Saborosas, fresquinhas e encantadoras

Escrito em 09/10/2020
Revista Tudo


Não há quem resista a um pé carregado de amoras vermelhinhas e suculentas. Pouco importa se a boca vai ficar um pouquinho manchada pelo sumo e os dedos coloridos, essa é a grande parte da graça de deliciar-se com essas frutinhas delicadas.  

As amoras são quase românticas, não? Podem ser comidas assim, no pé, ou transformadas em caldas de bolo e sorvetes e, nas cidades serranas, como Monte Verde, é possível encontrar licores de amoras, daqueles que as senhoritas sorvem a leves bebericadas até sentirem um pouco do álcool inebriante.  Quem vê a fruta tão pequena não imagina que ela é uma ótima fonte de ferro, reforça o sistema imunológico, regula a pressão sanguínea e é benéfico para a visão.

Talvez a vermelhinha mais popular seja o morango, que vai bem no bolo, no suco, nos drinks, no picolé e também nas papinhas dos bebês. Embora azedinho, conquista os pequenos pela suculência e pelo formato de coração. Ela veio de longe, a bordo do navio japonês que trouxe a primeira leva de imigrantes. É uma fruta típica de inverno, rica em Vitamina C, ácido fólico e fibras. Elas podem ser servidos como frutas, em saladas, compotas, geléias e sucos. Somente no Japão há 19 tipos e, aqui no Brasil, os cultivadores são cada vez maiores, movimentando um mercado incrível no interior. O país já conta com mais de 50 festas que celebram a colheita do morango.

Outra vermelhinha que é a rainha das festas de Natal é a cereja, usadas em simpatias no Réveillon. O Brasil tem a cerejinha-brasileira, nativa da Mata Atlântica, sua árvore chega a 15 metros e é encontrada desde a Bahia até Santa Catarina. Adivinha quem são os maiores fãs? Os passarinhos do habitat, claro.

A Sociedade Nacional de Agricultura investe no plantio de diversos tipos berries, como o mirtilo e a groselha. O açaí deixou o Norte do Brasil para conquistar a nação, mas em cada lugar com suas peculiaridades. Enquanto em São Paulo são famosas as "barcas" cheias de outras frutas, leite condensado e até leite em pó - uma bomba calórica - lá no Norte, o açaí é puro, comido com peixe frito.

Aproveite as gôndolas dos mercados onde as berris são embaladas para levar para casa e fazer um shake turbinado logo pela manhã, ou aproveitar para brilhar na cozinha com uma das receitas que apresentamos aqui: uma receita refrescante de Cheeesecake. Veja também uma receita de uma versão vegana da francesa Tarte Tatine.

Cheesecake de Berries

Ingredientes: Base

·       200 gramas de biscoito de canela ou o biscoito da sua preferência

·       100 gramas de manteiga sem sal derretida

Ingredientes: Massa

·       1 kg de Cream Cheese

·       300 gramas de açúcar

·       100 ml de leite integral

·       Raspas de 2 limões

·       Suco de 1 limão

·       1 colher de sopa de essência de baunilha

·       1 pitada de sal

·       6 ovos

 

Ingredientes: Calda

·       270 gramas de geleia de frutas vermelhas

·       75 ml de água

Ingredientes: Decoração

·       200 gramas de framboesa ou frutas vermelhas

Modo de Preparo: Base

1.     Unte a forma, coloque um papel manteiga no fundo e unte o papel.

2.     Processe os biscoitos.

3.     Derreta a manteiga.

4.     Misture e coloque na forma apertando a massa com uma colher.

5.     Leve para assar por 10 minutos a 180°C.

6.     Deixe esfriar.

Modo de Preparo: Massa

1.     Prepare um banho-maria em uma forma grande já colocada dentro do forno. Aqueça o forno a 170°C.

2.     Com todos os ingredientes em temperatura ambiente, bata tudo menos os ovos. DICA: Não bata demais para não incorporar ar.

3.     Acrescente os ovos 2 de cada vez, batendo até misturar.

4.     Cubra o fundo da forma com papel alumínio. Jogue a mistura por cima.

5.     Se a sua forma tiver 8 cm de altura e 23 cm de diâmetro eu asse a Cheesecake por 2 horas e meia, no entanto se a sua forma for mais larga e/ou mais baixa esse tempo pode cair consideravelmente. Nesse caso fique de olho a partir de 1 hora e 10 min de cocção. A dica aqui é, a sua Cheesecake estará pronta quando você balançar a forma e o meio mexer mas o entorno ficar parado. Nesse momento, desligue o forno e deixe a porta levemente entreaberta por 1 hora, com a Cheesecake lá dentro.

6.     Retire do banho-maria e deixe esfriar em cima do fogão.

7.     Quando esfriar coloque na geladeira por pelo menos 8 horas.

Modo de Preparo: Massa

1.     Leve os ingredientes da calda para ferver e dar uma leve engrossada.

2.     Deixe esfriar e jogue por cima da Cheesecake.

3.     Sirva com framboesas ou frutas vermelhas.

Dica Tudo: duração 3 dias na geladeira.

Chef Patrick - 11 96379-7449

Chef’In Casa

@chef_casa

 



Torta de maçã com Berries Vegana

Ingredientes


1 pitada de sal

50 g de açúcar (2 colheres e 1/2 rasa)

200 g de farinha (1 xícara e 1/4)

125 g de óleo de coco derretido (3 colheres cheias)

100 g de óleo de coco

200 g de açúcar

2 kg de maçãs + adicionar as berries


Modo de Preparo
Misture os 50 g açúcar, a farinha, os 125 g de óleo de coco derretido para formar a massa. Envolva em filme de pvc e deixe na geladeira enquanto prepara o recheio. Descasque e corte as maçãs ao meio, deixando de molho em água para que não escureçam.Em uma frigideira grande, derreta os 200 g açúcar com os 100 g de óleo de coco. Quando tiver atingido um tom de caramelo, disponha as maçãs uma do lado da outra e deixe cozinhar por 20 minutos. Coloque a massa por cima da frigideira e leve ao forno preaquecido a 180° C por mais 20 minutos. Vire a torta de cabeça para baixo em um prato e bom apetite.