+ Revista TUdo

Como está sua imunidade?

Escrito em 15/09/2020
Revista Tudo


Desde o início da pandemia, muito tem se falado em aumentar a imunidade, e o vírus “pega” mais facilmente pra quem tem a imunidade baixa.

Vale ressaltar que o sistema imunológico é um grande complexo que envolve uma série de células e órgãos que funcionam em conjunto, como uma grande barreira de proteção. E que nós temos uma imunidade inata, ou seja, a capacidade natural do nosso corpo de combater; e a capacidade adquirida, onde desenvolvemos e aumentamos essa imunidade ao longo da vida.

Mas como podemos, a partir dos nossos hábitos, contribuir para a imunidade do nosso corpo?

Não é novidade pra ninguém que alimentos industrializados, álcool, muito sal ou açúcar não só prejudicam a saúde, como em casos de uso contínuo e prolongado, podem prejudicar nossa saúde e, claro, enfraquecer nossa imunidade.

Veja, a seguir, as vitaminas e minerais que são super importantes e os alimentos nos quais eles estão presentes:

Vitamina A: Cenoura, abóbora, batata doce, milho, damasco seco, brócolis, melão cantalupo, mamão;

Vitamina B: Levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, gengibre, peixe, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, verduras verdes, abacate, galinha, gema de ovo e nozes;

Vitamina C: Acerola, frutas, limão, laranja, lima, kiwi, caju, tomates, morangos, folhas verdes escuras e pimentão verde;

Vitamina E: Germe de trigo, óleos vegetais, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gema, vegetais folhosos e legumes;

Zinco: Carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves, feijões e nozes são também boas fontes;

Selênio: Gengibre, especiarias, goiaba, melancia, maçã, inhame, folhas verdes escuras, alho, cogumelo.

Carotenóides: Ativam o sistema imunológico, melhorando a defesa do organismo. São encontrados principalmente em vegetais e frutas de cores amarela, laranja e vermelha;

Probióticos: São bactérias benéficas que reforçam o sistema imune. Está contido em alguns tipos de iogurtes, leite fermentado ou em forma de suplementos;

Ômegas 3 e 6: Têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão presentes em peixes e castanhas, como as nozes, castanha do Brasil e caju.

 

É importante comer frutas e verduras em todas as refeições? Sim! E também consultar um nutricionista e realizar exames, a fim de sempre monitorar e ajustar os níveis.

 

 

E água, muita água. A hidratação é fundamental para o funcionamento do corpo, sendo vital para as células do sistema imunológico. Por isso, não espere a sede chegar: mantenha sua garrafinha sempre por perto e beba água várias vezes ao dia. Sua saúde agradece.

Mas a gente sempre pode dar uma forcinha, né? Sem precisar tomar suplemento vitamínico, então anote essa receita de suco que vai bombar o seu organismo de coisas boas!

Suco para fortalecer a imunidade!

Ingredientes

1 beterraba pequena

1 maçã

2 cenouras

1 pedaço de gengibre

1 pedaço de cúrcuma ou uma colher de chá de pó

1 colher de sobremesa de semente de girassol

1 punhado de hortelã

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e acrescente 500 ml de água. Bata bem. Em seguida, coe. Antes de beber, esprema ½ limão no seu copo de suco e beba em seguida. Para esse suco ser benéfico à saúde beba pelo menos 3 vezes na semana; pode ser em jejum ou entre as refeições.

 



Beterraba

A beterraba possui vitamina C. A raiz também tem vitaminas A, B1, B2, B5, além de sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês, que colaboram para fortalecer o sistema imunológico, evitando a oxidação celular.

Maçã

A maçã é rica em vitaminas B, C, E, potássio e fibras, que têm ação protetora em toda a mucosa digestiva. A maçã também tem um antioxidante conhecido como quercetina, que estimula o sistema imunológico para construir as defesas naturais do corpo.

Cenoura

O betacaroteno da cenoura, somado às vitaminas A, C, B2 e B3, além do fósforo, cálcio, potássio, sódio, antioxidantes e fibras, regulam o açúcar no sangue, fortalecem a saúde pulmonar e do cólon e também ajudam a aumentar a imunidade.

Gengibre

O gengibre fortalece o sistema imunológico por ser rico em antioxidantes, ter propriedades antissépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias. Estudos mostram que o gengibre combate a congestão nasal, gripes, resfriados, febre e vírus em geral.

Cúrcuma (ou Açafrão da Terra)

A cúrcuma possui um composto chamado curcumina. Estudos têm mostrado que os curcuminoides de cor amarela (o principal composto ativo da cúrcuma) aumentam a capacidade antioxidante do corpo, combatem o envelhecimento precoce e doenças inflamatórias.

Sementes de Girassol

A semente de girassol tem grande quantidade de vitamina E, que é antioxidante, ajuda a proteger as células do corpo contra substâncias tóxicas, radiação e os radicais livres.

Hortelã

A principal característica da hortelã é a desintoxicação. Ela tem a capacidade de potencializar a eliminação de toxinas causadoras de sobrecarga no organismo. Elas são transformadas em fezes, urina e bile e descartadas pelo sistema excretor. A hortelã ajuda a aumentar imunidade e ainda ajuda a hidratar repondo sódio, potássio e diversos outros minerais que perdemos pelo suor ou urina.