+ Revista TUdo

Organizar o exterior e arrumar o interior

Escrito em 17/08/2020
Revista Tudo



Com a quarentena e o isolamento social, passamos muito mais tempo dentro de casa e, com isso, a organização dos espaços, para ajustar e se adaptar, se fez urgente.

Mas com todo mundo dentro de casa, tendo que encontrar espaço para brincar, trabalhar, fazer exercício, qual a solução? Como organizar?

É importante partir do princípio que um ambiente fluido e funcional ajuda não só a organizar o ambiente, mas também a nossa mente. Ajuda, e muito, na saúde mental, estar em um lugar com tudo no seu devido lugar.

E por falar em organização, você já deve ter ouvido falar em Marie Kondo.  A japonesa é  autora do livro “A Mágica da Arrumação”, um best seller com milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Foi considerada pela revista Time, em 2015, uma das 100 pessoas mais influentes do planeta, e os vídeos hipnotizantes em que aparece organizando gavetas e dobrando roupas acumulam milhões de visualizações, isso sem contar a série na Netflix.

Mas o que ela faz que é tão mágico? O método batizado de “KonMari” consiste em categorizar todas as coisas de sua casa. TODAS! Até uma caneta do escritório. Feito isso, é necessário examinar esses itens. Basicamente, a teoria da guru da limpeza é manter em sua vida apenas aquilo que te faz feliz.

Se a resposta for “sim, isso me faz feliz”, o item será mantido. Do contrário será descartado, não sem antes agradecer o objeto que já lhe foi útil um dia. Esse mecanismo deve ser aplicado a tudo o que tem em casa – livros, roupas, cartas, fotos, itens de cozinha ou jardim.

Muito mais do que organizar, o método propõe uma reflexão sobre hábitos de consumo e como a gente pode, e deve, viver com menos.

Confira abaixo alguns passos indicados por Marie Kondo para “limpar o seu ambiente”:

1. Defina seu estilo de vida ideal e como você gostaria que fosse sua casa

Pare por alguns minutos e pense como você gostaria que fosse cada canto da sua casa. Tente imaginar quais itens você gostaria de ter e onde ficariam melhor posicionados. Ao visualizar uma imagem concreta, torna-se mais rápido o processo de deixar cada coisa em seu lugar.

2.Arrume tudo de uma vez só

Há quem tire um dia para arrumar o quarto e outro para dar atenção à organização do escritório, mas para Marie Kondo, o grande problema de arrumar as coisas aos poucos é que as chances de você passar o resto da vida arrumando são grandes.

3.Organize por categoria, não por localização

Isso significa que você deve decidir arrumar todos os livros e não arrumar apenas o quarto, por exemplo, já que livros podem estar por diferentes cômodos da casa. Faça uma categoria por vez. A dica é começar pelas mais fáceis, como roupas livros e documentos. Deixe para o final objetos que têm algum valor sentimental, como fotos e cartões. Marie Kondo sugere guardar apenas fotos que te fazem lembrar do contexto e trazem um sentimento bom.

4.Livre-se do excesso

Ao pegar cada um dos objetos da sua casa, pergunte a si mesmo: isso tem utilidade no momento para mim ou terá no futuro? Isso me faz feliz? Essa pergunta é ainda mais importante, pois mais do que ser útil, aquele objeto precisa te fazer feliz.

Caso a resposta for negativa, não hesite em jogar as coisas fora ou destiná-las para a doação. 

Dicas extras de Marie Kondo:

• A melhor maneira de guardar bolsas é uma dentro da outra.

• Não compre produtos especiais para organização. A ideia é diminuir a quantidade de itens que possui, e não comprar mais.

• O objetivo de um presente se cumpre na hora em que o recebemos. Por isso, não tenha medo de se desfazer de lembranças que recebeu e nunca usou.

• Esvazie o conteúdo daquelas caixas onde guarda objetos aleatórios, como botões soltos, prendedores de cabelo, moedas, canetas e bloquinhos promocionais.

 



Marie Kondo

Convidamos também a Mon Liu, consultora em Feng Shui, para dar umas dicas de harmonização do ambiente.

"DICAS DE FENG SHUI PARA ORGANIZAÇÃO

A bagunça gera perda de tempo, de oportunidades e de dinheiro. Ao procurar papéis e documentos, momentos preciosos são desperdiçados. A falta de organização faz assumir dois compromissos no mesmo horário, acontecer atrasos frequentes e enfrentar situações constrangedoras.

Comece a sua reforma íntima através de uma simples gaveta do escritório ou do lar. Doe, troque, jogue fora, descarte ou venda o que não serve mais, conserte tudo que não funciona na sua vida atual. Fique apenas com o que é essencial, corte os supérfluos.

Separe de 15 a 30 minutos diários para criar uma rotina de organização. Separe um dia por semana para afazeres domésticos e pagamentos assim como compras, limpeza e arrumações. Tenha cestas de lixo em pontos estratégicos do seu lar, evite acumular papéis desnecessários. Retire todos os itens que estão desorganizados, separando em pilhas.

Conserte a torneira que está vazando, troque a lâmpada que queimou do seu terraço e não se esqueça de regar as plantinhas, mas tome cuidado com o excesso de água... Sem verbas para a academia? Vá caminhar, fique com boa aparência a custo zero! Não tem ‘tempo’ para trocar o tecido do sofá? Arrume umas almofadas diferentes... Nada de viver no mundo do ‘faz de conta’!

Corte tudo que faz mal a você! Este ano pede mais laços e menos nós, curtir mais o lar com os familiares e não perder contato com os amigos do coração mesmo virtualmente. Trabalhe o desapego nas suas roupas, lembre-se que a sua vestimenta dá pistas de cultura, status, emprego, emoções, ambições e hábitos de consumo. Organize a roupa por cores e funções. Compre o que precisa e não o que quer. Qualidade é mais importante que quantidade. Simples assim!!

Mon Liu – Consultora, palestrante e professora de fengshui

Instagram @monliu10 – cel: 11 99685-6804

 

Conheça abaixo profissionais da região prontos para realizar seus sonhos daquela reforma necessária ou da construção desejada.