+ Revista TUdo

A Polêmica nota de 200 reais, seus motivos e impactos

Escrito em 17/08/2020
Revista Tudo


A Polêmica nota de 200 reais, seus motivos e impactos

No último dia 29 de julho, o Banco Central do Brasil ( Bacen) anunciou a criação da cédula de 200 reais, com o Lobo Guará estampado. Nas redes sociais a novidade trouxe uma série de polêmicas e dúvidas a respeito da nova medida.

Mas e você, sabe por que em momento tão difícil pelo qual estamos passando, se faz necessária essa mudança? O Banco Central explica:

Entre vários motivos, o Banco Central do Brasil (Bacen) em sua comitiva explicou que com a ascensão do auxílio emergencial a demanda por papel moeda (dinheiro físico) aumentou muito, um dado surpreendente fornecido é de que mais de 40 milhões de Brasileiros estão “desbancarizados” e por isso, não possuem conta em banco e por conta disso reservam o dinheiro físico em casa.

Outra informação muito importante fornecida pelo Bacen é a de que o valor dado como benefício não retornou tão rapidamente ao comércio, o processo é conhecido como entesouramento, e ocorre quando parte da sociedade mantém sua reserva de emergência ou certo valor simbólico, em casa.

Em tese, a nota de 200 reais é o reflexo da inflação acumulada dos últimos anos do Brasil desde a criação do real, da desvalorização da moeda e consequentemente do aumento da demanda pelas cédulas.

Polêmicas:

A nova cédula trouxe algumas polêmicas e brincadeiras nas redes sociais, uma delas foi a respeito do animal escolhido para estampar a nota: o Lobo Guará. Alguns internautas defendiam que o bicho estampando deveria ser o cachorro “vira-lata caramelo”, símbolo do Brasil, ou até a capivara, tão querida pelos paulistanos.

Além disso, uma parte das pessoas levantou a polêmica de que a nova cédula levaria ao aumento da inflação, que durante este ano está bem controlada. O boato foi desmentido por uma série de economistas e inclusive pelo Banco Central, o que nos resta é aguardar o lançamento da novidade, que está prevista para o final deste mês.

 

Henrick Andrade Dos Santos

Mercadólogo

Celular:  11 940816177

Email:  Henrick.com.ha@gmail.com