+ Revista TUdo

O Tal do Desapego

Escrito em 20/07/2020
Revista Tudo

1

Nossa…minha casa está tão cheia de coisas!! Por onde olho vejo objetos que estão me incomodando. Como tenho tanta coisa?

A cada falta de carinho, pratos foram adquiridos. A cada dissabor, roupas entravam no armário, bolsas ajudavam na desatenção e sapatos me acalentavam. Faltava amor? Sobravam quadros. Palavras agressivas foram amenizadas com vasos de plantas e assim, entre caixas vazias bonitas e obras de arte, fui preenchendo minha alma e minha vida. Presentes de amigos e lembranças de família também ajudaram a trazer objetos para o ninho, que hoje estão me abafando.

Nestes tempos de recolhimento, a angústia de cuidar de tantas coisas, me fez ver minha casa de maneira diferente. Comecei a pensar que em vez de cuidar de mim, ando cuidando de coisas. Pareço um caracol carregando a casa nas costas e quero ser uma borboleta voando leve. Meu ninho está vazio há tempos, meus filhos já se foram e agora, cercada de lembranças, percebo que objetos deixaram de ser tão importantes. Quero viajar mais, aproveitar a vida e não ficar tirando poeira e arrumando prateleiras. É tempo de desapego, tão fácil de falar e tão difícil de realizar. Preciso deixar mais leve minha vida e me desfazer de tudo que impeça de me transformar. É hora de realizar os antigos sonhos, voar para longe com mais frequência, relaxar nas tardes livres, ser em vez de ter, dar e não mais acumular, tempo de deixar ir para não pesar. Chegou a minha vez de descomplicar.

Se antes eu precisei de coisas para me abastecer, hoje preciso ter menos para ser mais inteira... A maturidade me ensinou que preciso me cercar de conhecimento e tranquilidade para ser maior e melhor e que a vida é muito mais do que guardar. Se eu vou conseguir? Conto para vocês quando a gente se encontrar.

 



Claudia Grande, 64 anos, empresária, Senior Digital   Influencer , presidente da ASSA (Assistência Social Santo Antônio), com 400 frequentadores idosos e criadora do Projeto60anos, em todas as mídias sociais,  com mais de 840 mil seguidores , palestrante e ativista dos direitos dos idosos.

@projeto60anos no Instagram e Facebook.