+ Revista TUdo

Reaproveitando na cozinha

Escrito em 16/06/2020
Revista Tudo


Que a pandemia transformou o nosso modo de viver todo mundo já sabe. Novos hábitos invadiram as casas (e as cozinhas) dos brasileiros para ficar, como reeducar o consumo e evitar o desperdício. 


A fartura da mesa deu espaço ao consumo sustentável de alimentos e o brasileiro passou a compartilhar e reutilizar aquela comidinha que estava por um triz de ir para o lixo. 
Seguindo essa onda, a Revista TUdo separou algumas dicas essenciais para você se reinventar na cozinha, preparar delícias para a família e deixar de jogar fora o que pode voltar a ser utilizado ou consumido. Lembre-se: menos é mais. 


Você sabia que, segundo um estudo da ONU, um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado? No Brasil, 50% de tudo que é colhido e cultivado se perde no manuseio, no transporte e no armazenamento, e mais 10% nas nossas casas. Não dá pra continuar assim, né?

Bolinho de arroz de geladeira
Se ele está bem tampado e refrigerado, ao invés de ir para o lixo, o arroz pode ser transformado em um bolinho de arroz delicioso. 


Ingredientes

  •  2 xícaras (chá) de arroz pronto
  • ½ xícara (chá) de salsinha picada
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 litro de óleo
  • sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo

-       Junte todos os ingredientes, exceto o óleo, numa tigela. Misture bem, usando uma colher de pau. A mistura deve ficar bem homogênea e desgrudando das mãos.

  • Coloque o óleo numa panela e leve ao fogo médio para aquecer. 
  • Enquanto o óleo aquece, faça bolinhas com o auxílio de uma colher de chá e coloque num prato. 

-Quando o óleo estiver bem quente, coloque as bolinhas delicadamente para fritar. Não coloque todas de uma vez, frite em várias etapas. Com a ajuda de uma escumadeira, retire as bolinhas da panela quando elas estiverem douradas e coloque sobre um prato forrado com papel-toalha. 

-Sirva bem quente.

 

 

 




Croûtons: sobrou pão? Faça croûtons para sua salada ou sopa. Corte os pães (de qualquer tipo) em cubinhos e os distribua em uma assadeira. Cubra com duas ou três colheres de azeite de oliva, ervas secas (pode ser manjericão, orégano, salsinha e outros) e sal. Leve ao forno por cerca de quinze minutos: você verá que os pedacinhos de pão se transformaram em petiscos dourados e crocantes.

 



 


Escondidinho de churrasco: não sabe o que fazer com a quantidade exorbitante de churrasco que sobrou do almoço de domingo? Que tal picar a carne em pequenos cubos e fazer um escondidinho? O destaque dessa receita é que você pode até substituir o aipim por batata, ingrediente que é unanimidade nas casas brasileiras.

 



Hambúrguer de feijão
Enjoou do tradicional arroz com feijão, que tal preparar um hambúrguer de feijão super diferente e saboroso?


Ingredientes:

 

●      3 xíc. de feijão cozido

●      1 xíc. de cebola picada

●      1/2 xíc. de farinha de arroz ou de aveia (e se não tiver nenhuma dessas, pode ser farinha de trigo mesmo)

●      Óleo vegetal

●      Pimenta do reino a gosto

●      Sal a gosto

Modo de preparo:

-       Coloque o feijão em uma tigela e amasse com o garfo. Não precisa amassar todos os grãos, pode deixar alguns inteiros para dar textura ao hambúrguer.

-       Em uma panela aqueça um pouco de óleo vegetal (mais ou menos 2 colheres de sopa). Adicione a cebola e frite até dourar. 

-       Adicione o feijão amassado e misture com o cebola. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Se a mistura estiver muito mole, com muita água, deixe cozinhar por mais um tempo. Mexa sem parar até a mistura começar a ficar mais densa.

-       Desligue o fogo e espere amornar. Lembre-se que depois de esfriar a mistura irá ficar mais densa. Não se preocupe se ainda estiver mole e grudento.

-       Adicione a farinha e misture. 

-       Unte as mãos com um pouco de óleo vegetal e molde os hambúrguer do tamanho que preferir. 

-       Aqueça um fio de óleo vegetal e frite o hambúrguer em ambos os lados até ficarem dourados e crocantes. Frite somente o que for consumir na hora. Monte o seu lanche do jeito de quiser ou coma com uma saladinha. 

NOTAS:
Você pode congelar os hambúrgueres que não foram fritados; eles duram em média 3 meses no freezer.
Para economizar espaço no congelador empilhe os hambúrgueres colocando papel manteiga ou um saquinho plástico entre eles, guarde em um pote fechado.
Para fazer o hambúrguer que foi congelado, basta aquecer um fio de óleo em fogo médio e colocar o hambúrguer congelado mesmo, não precisa descongelar.

 



Fritada de macarrão amanhecido
 

E o macarrão que sobrou e fica rolando na geladeira? Vai pro lixo? Nem pensar! Ele vira um novo prato, com um novo sabor!


Ingredientes

 

  • Sobras de macarrão já cozido
  • 2 colheres (sopa) de parmesão ralado grosso
  • 60 g de queijo prato cortado em cubinhos
  • 1 tomate picado
  • 3 ovos ligeiramente batidos
  • 1 colher (café) de fermento em pó
  • Cebolinha verde picadinha e sal

●      Manteiga para untar


Modo de preparo
- Corte grosseiramente o macarrão cozido e misture com o parmesão, o queijo prato, o ovo batido, o tomate e o fermento. Tempere com cebolinha e sal a gosto e misture bem.
- Despeje em uma frigideira (ou omeleteira) untada com manteiga, tampe e leve ao fogo baixo por 4 minutos. Vire a fritada, tampe novamente e deixe por mais 4 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.
- Dicas: Para fazer no forno, despeje a mistura em um refratário e leve ao forno médio preaquecido (180°C) por cerca de 20 minutos ou até dourar.
Se desejar, decore com pimentão e ovo cozido.