+ Revista TUdo

Faça seu próprio pão!

Escrito em 20/05/2020
Revista Tudo


Inevitavelmente, o período de isolamento social nos levou à cozinha. E além do trivial, há quem se arrisque e tente novas receitas. O pão é uma destas inovações. Ao invés de sair o tempo todo para comprar pão fresquinho, muita gente se desafiou a fazer seu próprio pão, um ritual cheio de simbolismo.

Mas não é tão simples assim, por isso, separamos algumas dicas de como fazer seu pão ficar delicioso, fofinho, crocante e, além de tudo, ser uma experiência agradável para toda a família.

  1. Siga a receita!

Parece óbvio dizer isso, mas o pão é daquelas receitas que não dá muita margem pra adaptação, ou seja, as medidas e processos são super importantes. Vale a pena ter medidores, daqueles de xícaras, ou até uma balança.

  1. De olho no forno.

Sigas as orientações de temperatura da receita. Pré-aqueça o forno e garanta que sua temperatura está estabilizada antes de colocar o pão para assar. Isso vai garantir que seu pão asse uniformemente e não fique pálido ou cru no meio.

  1. A massa!

                  A maioria das receitas orienta sovar a massa do pão . A forma mais comum de fazer    isso é dispor a massa sobre uma superfície limpa, mas sem farinha para não alterar a receita, e, com a palma da mão, esticar sua extremidade como se estivesse rasgando-a. Estique e volte a massa para o centro. Faça isso até ficar homogênea.

  1. O fermento

                  O fermento usado na receita faz toda a diferença no resultado do pão. Se for usar fermento químico, aqueles de bolo que temos em casa,  vale checar se está dentro da validade e ainda tem força. Para saber se ainda está bom, ele ensina colocar um pouco do fermento na água. Se borbulhar bastante, pode ser usado.

                  Se usar fermento biológico, vale tomar todos os cuidados. O fresco é aquele pastoso e tem duração máxima de 15 dias. Ele deve ser misturado diretamente na farinha. Se  utilizar o fermento biológico seco, vale lembrar que ele tem validade maior, não precisa ficar na geladeira e, na hora do preparo, deve ser misturado em água morna ou leite.

  1. Não tenha medo de colocar água

                  Algumas massas são mais hidratadas e pegajosas, não se preocupe! Se essa for a receita, não coloque mais farinha. Um erro muito comum de quem começa a fazer pão é querer uma massa sequinha, o que nem sempre acontece. Cada receita é única. E aí, com a massa mais “grudenta”, a tendência é colocar farinha, o que faz com que o pão fique pesado e “maçudo”. Como falamos lá no início, siga sempre a receita!

Papel e caneta na mão, anote a receita do chef Olivier Anquier, que como um bom francês, faz pães inigualáveis!

 



PÃO CASEIRO TRADICIONAL

Ingredientes

·       1 kg de farinha de trigo comum

·       600 ml de água gelada

·       20 g de sal

·       20 g de fermento biológico fresco ‘Fleischman’

Modo de Preparo

Coloque a farinha sobre a mesa ou numa vasilha e abra um buraco no centro, acrescente no buraco da farinha a água gelada. Desmanche o fermento ‘Fleischman’ com a ponta dos dedos e dissolva-o na água distribuindo de maneira homogênea em toda a massa.
Trabalhe com as mãos até obter uma massa que grude nos dedos.
Faça uma bola com a massa e cubra-a com um pano de algodão levemente úmido, deixe descansar por 10 minutos.
Belisque a massa por, no mínimo, 5 minutos, cubra-a com um pano úmido novamente e deixe descansar por mais 15 minutos.
Abra a bola de massa que está descansando, coloque-a sobre a mesa e segure a extremidade mais próxima de você com as duas mãos.
Com um movimento rápido, levante e jogue-a sobre a outra extremidade, rebatendo-a com a mesma rapidez.
Repita a operação anterior, porém deixe uma bolsa de ar no centro, faça a mesma coisa por 5 minutos.
Cubra a massa mais uma vez com um pano úmido e deixe-a descansar por mais 15 minutos.
Coloque-a sobre a mesa e corte-a em pedaços do tamanho desejado, deixe descansar sobre a mesa por mais 15 minutos.
Modele o pão do formato desejado.
Cubra novamente com um pano úmido e deixe crescer por mais uma hora numa temperatura de 25 graus.

Leve ao forno, de acordo com a seguinte tabela:

• Pães de 20 a 50 g: 15 minutos
• Pães de 60 a 100 g: 25 minutos
• Pães de até 200 g: 30 minutos
• Pães de até 350 g: 35 minutos
• Pães de até 500 g: 40 minutos
• Pães de 500 g ou mais: mais de 1 hora

Coloque em uma cesta de vime ou de palha, ou ainda na própria grelha apoiada sobre uma assadeira e espere esfriar.

Dica do Olivier

Uma das opções que temos para fazer pães de diferentes tipos de texturas é a adição de outros tipos de farinha na preparação da massa. Para ter um pão sempre leve, aconselha-se que a quantidade de outras farinhas não seja superior a 60% do peso da farinha branca comum.

http://www.olivieranquier.com.br/