+ Revista TUdo

Cultura Online: nosso jeito de consumir arte mudou!

Escrito em 08/04/2020
Revista Tudo


Nunca a internet e as conexões virtuais fizeram tanto sentido. E quando falamos da cultura que consumimos, sempre envolve sair de casa, sair da rotina, um monte de gente celebrando a alegria.

Mas a recomendação de isolamento não impediu a criação e a celebração das artes. Em todo canto presenciamos iniciativas cheias de criatividade levando música, cinema, teatro, circo e literatura a quem quer que fosse. E olha, com um alcance ainda maior.

As transmissões ao vivo nas redes sociais alcançaram números nunca vistos e os artistas, em geral, estão se reinventando. Sem o calor do público, claro, porém com seu apoio e carinho virtual!

Confira uma seleção de iniciativas e projetos muito interessantes que separamos para vocês ampliarem a mente nesta quarentena.

Cinema

Estamos vivendo tempos que são comparados, por muitos, aos reais filmes distópicos, um cenário que tem despertado a mobilização do mundo inteiro. Confira alguns deles, que vale assistir e refletir.

=>  Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

Baseado no livro de José Saramago, o longa tem direção de Fernando Meirelles.

Numa manhã, uma cidade inteira para de enxergar. Literalmente todas as pessoas ficam cegas, a única que não é afetada pela epidemia é a personagem principal (interpretada brilhantemente por Juliane Moore). Essa mulher, “a mulher do médico”, cria diversos mecanismos para ajudar os que estão na penumbra, mas é interrompida pela própria população desesperada e ambiciosa.

A ficção, além de perturbadora e inquietante, remete a temas próprios da humanidade: o medo, o repúdio, o egoísmo. Saramago traz à discussão a forma com que somos movidos pelos nossos interesses pessoais, mesmo que estejamos todos no mesmo barco.

=> Rua Cloverfield, 10 (2016)

Após um acidente de carro, Michelle (Mary Elizabeth Winstead) acorda num abrigo subterrâneo supostamente resgatada por Howard (John Goodman), um senhor que afirma mantê-la no porão para protegê-la das ameaças do lado de fora, decorrentes de um ataque químico. Michelle não sabe se é vítima de um sequestro ou se o real terror está fora de seu “cativeiro”. Rua Cloverfield, 10 é um excelente thriller psicológico que enquadra em tela todo o pânico, tédio e paranoia de estar enclausurado, e te faz questionar a todo momento junto com a personagem: o que assusta mais afinal? Manter-se isolado por tempo indeterminado ou o perigo desconhecido que pode ser ainda pior?

=> Birdbox (2018)

 Igualmente derivado de um livro, dessa vez um best-seller norte-americano, Bird Box é um thriller com produção original Netflix, dirigido por Sussane Bie.  A protagonista da trama, Malorie (Sandra Bullock), é uma mulher durona e pouco sociável que descobre estar grávida em meio a acontecimentos de ordem sobrenatural que desestruturam o mundo inteiro: uma presença misteriosa leva pessoas ao suicídio. Cinco anos depois, essa sobrevivente e agora seus dois filhos saem em busca de um abrigo seguro.  Bird Box é o tipo de filme que deixa você roendo as unhas do começo ao fim. Nele, acompanhamos a história através da experiência sensorial da personagem principal, que sofre com duras perdas e aflições durante o apocalipse, sensações acentuadas pela mixagem de som muito bem trabalhada do filme.

- Comentários de Eduarda Smilari e Isabella Figueiredo, estudantes de jornalismo responsáveis pelo perfil @cineminders no Instagram.

 



- Comentários de Eduarda Smilari e Isabella Figueiredo, estudantes de jornalismo responsáveis pelo perfil @cineminders no Instagram.

E dá pra assistir junto, online!

A Netflix tem um recurso chamado Netflix Party, onde você consegue, pelo computador, assistir um filme ou série simultaneamente com amigos e familiares. O plugin simula uma noite de cinema com alguém especial a longa distância e além de combinar a reprodução de vídeo, adiciona um bate-papo em grupo para quem convidado pelo anfitrião conversar.

Demais, né?

Acesse: www.netflixparty.com



Cursos de idiomas

Para aprender um novo idioma ou continuar os estudos, há diversas opções de escolas com cursos online. As plataformas Duolingo e English Live são populares e oferecem aulas de inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.



Música e Internet

O cantor LIPE, morador da Granja Viana, acaba de lançar a música “Viciado em você”, disponível em suas plataformas digitais. O hit fala de como as redes sociais podem ser ilusórias e criar amores platônicos. Apesar de ter apenas 20 anos, LIPE é artista desde cedo, com passagens por propagandas em rádio e TV. Vale conferir!

Instagram: @lipe.oficial | Youtube: Lipe Oficial



Tour Virtual ao Museu

Google Arts & Culture, anteriormente chamado Google Art Project, é um site mantido pelo Google em colaboração com museus espalhados por diversos países. Utilizando a tecnologia do Street View, o site oferece visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de arte do mundo. Ao "transitar" pelas galerias, é possível também visualizar imagens em alta resolução de obras selecionadas de cada museu. São mais de 4500 opções de locais para visitar, conhecer e aproveitar.