+ Revista TUdo

Qual o tamanho de sua beleza?

Escrito em 30/03/2020
Revista Tudo



Nem faz tanto tempo assim, as dicas de moda para quem estava acima do peso que a sociedade achava ser o aceitável, eram usar roupas escuras sempre com decote em V e abusar das listras verticais. Sim, você tinha que parecer mais magra e alta do que realmente é. 

 

Felizmente tudo mudou! Com o movimento body positive, que veio para incentivar as pessoas a amar o seu próprio corpo, ressurgiu a liberdade na moda fazendo com que ela se tornasse uma grande aliada para que cada um possa expressar a sua personalidade através do modo de se vestir. É o seu jeito de ser e não mais as regras de conduta estética que serve de inspiração para quem busca melhorar não somente o estilo, mas também a autoestima. 



Desconstrua seu conceito sobre o que é se vestir bem. Esqueça tudo o que sempre lhe foi ensinado de moda. Não esconda mais o seu corpo e não se preocupe tanto assim em ter que valorizar sua cintura ou o seu peito. Isso foi o que toda mulher gorda aprendeu até chegar o body positive. Entenda que a moda pode ser sua aliada e que você não precisa mais se esconder. Mas sim, se revelar! Você não tem defeito para se esconder embaixo de tecido algum. Você pode usar o que quiser e ser o que quiser. 

 

Aprenda a se conhecer para permitir que seu estilo apareça naturalmente. Vestir-se bem vai muito além de usar uma peça da tendência de cada estação. Não tenha vergonha de si mesma. Acredite que a moda é você quem faz. Crie seu estilo. Acredite nele! Independentemente do corpo, é a roupa que deve caber em você e não o contrário. 

O que importa é estar se sentindo bem e ter em mente que a roupa deve sempre ter o seu tamanho. Assim você fica livre para usar a criatividade e explorar o seu corpo da forma como ele é. 

 

Você é livre para quebrar as regras impostas e experimentar vários estilos, por que não? Pesquise na internet, se inspire em influenciadoras gordas, leia sobre moda e pergunte sobre suas dúvidas. Sempre haverá alguém bacana disposto a lhe ajudar, respondendo a todos os seus questionamentos sobre moda. 



Aproveite alguns truques de styling para construir o seu estilo. Cintos bacanas, nozinhos na camiseta, barra da calça ou manga dobradas, recortes na gola e acessórios descolados são alguns destes truques que poderão valorizar o seu visual. Faça uma pasta digital com referências e salve as imagens dos looks que mais lhe agradaram, assim a sua memória já vai assimilando novos estilos de se vestir, tornando bem mais fácil a hora de escolher uma roupa na loja. 

     

Fotografe seus looks! Deste modo você começa a encontrar o seu estilo e mudar a sua postura corporal diante do espelho. Ficará mais fácil para você ver as combinações das peças e o que você mais curte e usa. E, aquilo que não usa mais, coloque para doação ou venda para uma amiga, que tal? 

 

Escolha peças confortáveis. Sejam elas estampadas, com modelagem diferenciada, corte ou cor, as roupas devem traduzir seu estilo sempre com bem-estar. Tenha prazer ao sair de casa sem se preocupar se alguma roupa está marcando a barriga ou qualquer parte do seu corpo. Você precisa sentir paz e felicidade ao usar uma roupa e se ver no espelho. Amor próprio e gostos pessoais devem sempre falar mais alto do que a opinião alheia. 



Se antes a moda era opressora, hoje ela abre mais espaço para inclusão e para o desabrochar de mulheres que estão se conhecendo e entendendo que, por meio das roupas, podem comunicar a imagem que quiser para o mundo. Abuse do seu bom gosto. Extrapole as suas virtudes. Descubra a beleza que só existe em você, pois você é única! 

 

Celso Finkler 

celsofinkler@hotmail.com