+ Revista TUdo

Bacalhau à Gomes de Sá!

Escrito em 19/12/2019
Revista Tudo


Gastronomia Natalina 

 

Memória afetiva na mesa do Natal  

Se tem algo que o brasileiro faz bem no Natal é comer. E a memória afetiva dos pratos deliciosos da Ceia nos acompanham para o resto da vida.  

Selecionamos algumas pessoas para dividirem com a gente aquele prato delicioso, que não pode faltar na mesa da Ceia de Natal e que os amigos e familiares relembram pelo ano todo, de tão bons e saborosos que são.  

Atentem-se às dicas.  



A descendência portuguesa faz a família da fotógrafa Flavia Chatagnier, todos os anos, preparar um prato com bacalhau para a Ceia. Desta vez, quem colocou a mão na massa foi o marido da Flavia, Rafael Chantagnier, que adora cozinhar e deu o seu toque especial à receita.  

Esse tradicional prato português Bacalhau à Gomes de Sá vai fazer sucesso entre familiares e convidados, seja para o jantar ou, até mesmo, para o almoço de Natal.  

Ingredientes 

1 kg de postas de bacalhau dessalgado 

2 xícaras de leite quente (cobrir as postas ou pedaços desfiados) 

2 colheres de sopa de azeite de oliva + 4 colheres de sopa 

4 dentes de alho picados 

1 cebola em rodelas finas 

3 batatas pré-cozidas em rodelas 

Lemon Pepper com sal rosa (tempero pronto no triturador) ou Pimenta do reino e sal fino. Os dois  a gosto. 

4 ovos cozidos em rodelas 

100g ou ½ xícara de azeitonas pretas (azeitona preta portuguesa) 

 ¼ xícara de salsinha picada (a gosto) 

Modo de preparo: 

Em uma panela, dispor as postas de bacalhau e cobrir com água. Levar ao fogo baixo e cozinhar por 20 minutos sem deixar ferver. 

Desfiar, procurando tirar todos os espinhos de médio e grande porte dependendo das postas, dispor em um refratário, cobrir com o leite e reservar por 1 hora. 

Regar um refratário com azeite, dispor o alho picado em pequenos pedaços, cobrir com as rodelas de cebola, depois as batatas em rodelas e o bacalhau já escorrido. 

Regar com azeite, temperar com o tempero pronto de lemon Pepper ou Pimenta do reino e levar ao forno preaquecido a 200 graus por, aproximadamente, 30 minutos. Até dourar a parte superior. 

Retirar do forno, regar com azeite, juntar os ovos, as azeitonas e polvilhar a salsinha. 

Pronto para servir!