+ Revista TUdo

Receitas do Pernil com Legumes!

Escrito em 09/12/2019
Revista Tudo


Gastronomia Natalina 

 

Memória afetiva na mesa do Natal  

Se tem algo que o brasileiro faz bem no Natal é comer. E a memória afetiva dos pratos deliciosos da Ceia nos acompanham para o resto da vida.  

Selecionamos algumas pessoas para dividirem com a gente aquele prato delicioso, que não pode faltar na mesa da Ceia de Natal e que os amigos e familiares relembram pelo ano todo, de tão bons e saborosos que são.  

Atentem-se às dicas.  

 

 

O Natal da Família Holanda 

A relação do Rodrigo e do Beltrão de Holanda com a gastronomia de forma profissional tem pelo menos 17 anos; começou com a criação da Atobá Pizzaria e continua com a 39 Trilha do Pão. Mas a cozinha sempre foi uma das paixões dos dois que gostam de comer bem e, de preferência, em família. Para este Natal, Rodrigo escolheu dois pratos que remetem a lembranças, mas também mostra como a vida se transforma. O primeiro é o pernil com legumes, uma carne que exige tempo, cuidado e muito carinho. É um prato sempre presente nas ceias da família e remete a lembranças deliciosas.  

No entanto, há 25 anos, Rodrigo optou em ser vegetariano e trouxe este estilo de vida para a pizzaria e para a padaria. Por isto, incluiu o Espaguete de Pupunha para compor a mesa.  

 

Receitas do Pernil com Legumes  

Ingredientes 

1 pernil suíno de aproximadamente  

6 kg Mirepoix (cebola, salsão e cebolinha) 

400grs cebolas em Brunoise  

200gr cenoura médias em Brunoise                       

200gr de salsão em Brunoise      

4 folhas de louro 

8 dentes de alho amassados 

100gr de alecrim fresco  

100grs de Páprica defumada 

1 xícara (chá) de azeite 

1,5 litro de vinho branco seco 

Sal e pimenta-do-reino 

Brunoise   - corte em cubos uniformes e pequenos 

 

Guarnição 

600 cenouras cortadas em rodelas 

600 g de batatas bolinhas descascadas  

400g de cebola bolinha 

 

Modo de preparo 

 

De véspera, tempere o pernil com pimenta, sal, a páprica, alecrim separado em ramos, o louro e o mirepoix (cebola, salsão e cebola) e regue com vinho. Cubra com filme plástico e leve a geladeira. Retire o pernil da geladeira uma hora antes de assar 

Aqueça o forno a 220ºC (forno quente) por 10 minutos. 

Unte uma assadeira grande com azeite e sobre ela espalhe as rodelas de cebola e cenoura. 

Retire o pernil da marinada que deverá ser reservada. 

Coloque o pernil na assadeira e regue com o azeite. Leve o pernil ao forno por aproximadamente 20 minutos. 

Retire do forno, regue com um pouco da marinada, cubra com papel-alumínio, abaixe a temperatura para 180ºC (forno médio) e volte com a assadeira ao forno. Regue o pernil a cada 30 minutos por cerca de 4 horas com a marinada restante, completando com água se necessário. 

Os legumes deverão ser juntados na assadeira após 2 horas de cozimento do pernil. Após este período, verifique o cozimento do pernil, espetando a lâmina de uma faca na parte mais grossa da peça. 

Se, ao retirar a faca, a lâmina estiver bem quente e os sucos que subirem à superfície saírem bem claros, o pernil estará cozido. Retire o papel-alumínio, regue o pernil com mais um pouco de azeite e volte ao fogo para dourar. Quando estiver bem dourado, retire o pernil da assadeira. Decore com os legumes, ramos de alecrim ou frutas. 

 

 



Dica E6 Gastronomia: prepare o pernil de porco em uma bela marinada! É ela quem oferece a carne do pernil, um estupendo sabor e ainda auxilia no amaciamento das fibras da carne.  A marinada é feita de três variações: aromáticos (ervas e especiarias), legumes (cenoura, alho, cebola ou salsão) e líquidos ácidos (vinhos, vinagres ou limão) ou básicos (leite).