+ Revista TUdo

Molho Goold

Escrito em 04/11/2019
Revista Tudo


A famosa maionese é uma coisa maravilhosa. Consiste em ovos, óleo vegetal e um líquido ácido, geralmente vinagre ou suco de limão, mas o resultado não se parece com nenhum dos ingredientes. Isso, claro, vale também para um monte de comidas cozidas. A diferença é que a maionese não é aquecida, apenas misturada (embora os ovos usados na maionese comercial sejam pasteurizados, ou seja aquecidos, para evitar a salmonela). Por isso criamos uma receita a base de leite, sem precisar ovos.

A história da sua criação, segundo o site da Hellman’s, é essa: “Reza a lenda que a maionese seja uma invenção do chef francês do Duque de Richelieu em 1756. Enquanto o Duque derrotava os britânicos no porto de Mahon [na atual ilha espanhola de Minorca], o chef dele preparava um banquete para comemorar a vitória que inclui um molho feito com creme e ovos. Quando o chef percebeu que não havia creme na cozinha, improvisou e substituiu o creme por azeite de oliva. Uma nova obra culinária havia nascido e o chef a batizou de “mahonese” em homenagem à vitória do Duque”.

Em 2010, o escritor de gastronomia Tom Nealon definiu “ridícula” a história e formulou a hipótese que a “salsa mahonesa” surgiu muito mais cedo no Mediterrâneo a partir da antiga combinação de alho e azeite de oliva, conhecida com vários nomes como allioli, alholi ou aioli. “Allioli existe pelo menos desde a época de Plínio [escritor da Antiga Roma], que escreveu sobre o prato no primeiro século, mas o preparo sempre foi problemático — forçar uma emulsão de óleo, alho e sal é uma tarefa quase impossível."

Caneta e papel na mão, olha a receitinha ai!


Ingredientes 

1 Litro de leite gelado

1 Litro de óleo de soja

1 Maço de salsinha

1 Dente de alho

1 Colher de mostarda

1 limão - Á gosto 

Sal... Q.B.

15ml  de Whisky

MODO DE PREPARO.

Adicione no liquidificador o leite gelado, dente de alho e o sal, limão, mostarda e o Whisky. Bate em velocidade médio, e acrescente o óleo em fio... Ao começar engrossar adicione a salsinha e finalize corrigindo o sal e acidez. Transfira pra um pote e leve pra geladeira... Depois sirva-se com batata rústicas ou um clássico hambúrguer.

 

Contato l Delivery

 

Chef: Alison Fabricio l @Alisonsfabricio

Cel: 11 96541-9451 

Hamburgueria 13 l @_burger13_