+ Revista TUdo

O cavaleiro preso na armadura – Robert Fisher

Escrito em 01/11/2019
Revista Tudo


Esse livro traz uma reflexão maravilhosa e uma viagem direta para o centro do mundo. Ops! Centro do “eu”. 

Quantos de nós não estamos presos em armaduras que nós mesmos criamos! 

Após anos sem enxergar a família e sem perceber suas ações, o cavaleiro se vê preso em sua armadura e impossibilitado de sair. No desespero, ele vai pelo mundo em busca de ajuda de forma exaustiva, até encontrar o sábio mago Merlin, que lhe propõe uma longa caminhada em busca da libertação. 

É um caminho árduo, porém libertador, pois para se livrar da armadura se faz necessário passar por três castelos. O primeiro castelo é o do silêncio; o segundo, do conhecimento; e o terceiro da vontade e ousadia. 

É uma viagem fantástica, com enorme aprendizado! Tudo o que precisamos saber para ser e sentir, temos nessa viagem pelo caminho da verdade. 

“... há uma outra batalha a ser travada no caminho da verdade. A luta será aprender a amar a si mesmo.” 

“Como farei isso? — perguntou o cavaleiro. Para começar, você tem de aprender a se conhecer — respondeu Merlin.” 

É exatamente isso que fazemos em terapia, a busca pelo autoconhecimento. Ninguém pode ajudar ninguém a não ser a si mesmo. 

“A maioria de nós está aprisionada no interior de uma armadura — declarou o rei. O que o senhor quer dizer? — perguntou o cavaleiro. Nós levantamos barreiras para proteger quem pensamos ser. Então, um dia, ficamos presos atrás das barreiras e não conseguimos mais sair.” 

O autoconhecimento é luz, é vida, é amor e prosperidade, mas, antes de deliciarmos os frutos, precisamos entender o propósito de nossa vida. Como saber? 

Conhecendo-se! 

“Não há nada mais bonito que a luz do autoconhecimento” – Merlin 

Fica a dica: faça a leitura do livro e tire suas conclusões. Garanto que você terminará a leitura reflexivo.