+ Revista TUdo

Como ser um empresário de verdade?

Escrito em 30/05/2019
Revista Tudo


Se você tem um negócio, já deve ter se perguntado se é um empresário de verdade. Para responder à essa pergunta, primeiramente vamos analisar o que é ter um negócio de fato, para posteriormente entendermos o processo de desenvolvimento empresarial. 

 

Um negócio de verdade é quando você tem uma empresa comercial, rentável e que funciona sem você na operação. Ou seja, empresário tem foco e trabalha na estratégia do negócio, buscando inovar os seuprodutos e processosbuscando o crescimento saudável da empresa e de todos aqueles que fazem parte deste sistema. 

 

Existem cinco níveis os quais o empresário deve galgar para chegar ao estágio de ter uma empresa que funcione independentemente da sua presença na operação, questão relacionados com sua motivação, a forma como enxerga o dinheiro e a sua necessidade. 

 

Geralmente, antes mesmo de iniciar um negócio, você já passou por um emprego, onde ganhou dinheiro com suas habilidades e o que o manteve empregado foi a segurança de um salário mensal. 

 

primeiro nível do desenvolvimento para se tornar um empresário é resolver se aventurar com seu próprio negócio e a maior motivação é ganhar dinheiro para si mesmo, por meio de uma habilidade específica que adquiriu, e a necessidade principal é o controle. Aí você passa a ser um Auto Empregado. 

 

segundo nível acontece com o aumento ddemanda e com ela, a necessidade de contratar pessoas, sendo o foco de ganho do dinheiro destinado a gerenciar bens e equipes de trabalho. Nesta etapa, o grande desafio é gerenciar pessoas e assim você se torna o Gerente da sua empresa. 

 

terceiro nível do amadurecimento ocorre quando você começa a delegar com sistemas e gerar dinheiro através dos outros, e o que o mantém nesse nível é o apego ao seu negócio, e você então assume o papel de Dono. 

 

quarto nível é quando você tem a percepção que o seu negócio funciona sem você e o seu sentimento é gerar dinheiro a partir do seu dinheiro, porém a sua visão é limitada, apenas de um investidor. 

 

quinto nível ocorre quando finalmente você se torna um Empreendedor, onde você pensa em multiplicar o seu dinheiro com o dinheiro dos outros, vendendo ações da sua empresa e atraindo investidores. 

 

Quando você chega ao quinto nível, você analisa o quanto conquistou e a sua visão passa a ser retribuir os outros, através de atividades beneficentes, como uma forma de retornar à sociedade o que você recebeu, e assim, contribuindo para deixar o mundo melhor, sendo reconhecido, admirado e inspiração para todos os que desejarem alcançar o sucesso e a plenitude. 

Se esse artigo fez sentido para você e despertou o seu desejo em alcançar o quinto nível, envie um e-mail para patriciaatui@actioncoach.com, que poderei dar-lhe mais informações para ajudá-lo a trilhar um novo caminho para você e para o seu negócio. 

Patrícia Atui é Palestrante, Business Coach com formação internacional pela Action Coach. Coach Executivo, Pessoal e Ontológico, Economista pela Univ. Mackenzie/SP, pós graduada em finanças pelo IPEP/SP e coautora do livro Empreendedor Total – Ed.Literare Books International – 2016 e Empreendedores de Sucesso – EditNelpa - 2018