+ Revista TUdo

Ventosaterapia: Alternativa, excêntrica e super eficiente!

Escrito em 07/05/2019
Revista Tudo


Vêm do Oriente as terapias alternativas mais eficientes contra dor, como acupuntura, que já é conhecida por nós. Mas você já ouviu falar de ventosaterapia? 

São copinhos de vidro, colocados nas costas, em pontos específicos, para aliviar a dor. Cada copinho é colocado e a ele é aplicado uma sucção, com o objetivo de trazer as células doentes do sangue, do interior do corpo para a superfície, por meio de fortes absorções, recuperando as células doentes. 

Além de favorecer a limpeza corporal, atuando nas trocas gasosas eliminando assim a toxidade que afeta o organismo, regula o PH sanguíneo e traz um efeito reflexo quando aplicada nos pontos ou meridianos de Acupuntura. 

Segundo a terapeuta Mariane Leite, “o vácuo aplicado na superfície do corpo abrem os vasos capilares e os poros, as toxinas são retiradas, ocorrem troca de gases, oxigenação do sangue, e a circulação sanguínea é ativada”, ou seja, um grande alívio pra dores articulares. Mariane explica que acompanhada da técnica das ventosas, é comum utilizar a sangria, que é realizada quando a inflamação está muito aguda. Assim, fazendo pequenos furinhos na região afetada, o sangramento auxilia no processo de cura. Curiosamente, lá na China antiga, este processo era feito com sanguessugas, acredite! 

Após a terapia das ventosas, é comum  ficarem hematomas pela área tratada, mas eles saem em torno de sete dias, de acordo com o nível de inflamação. 

 

Benefícios da Ventosaterapia: 

  • Aumento da circulação sanguínea local; 

  • Eliminação de contrações musculares e pontos gatilho; 

  • Fortalecimento dos vasos sanguíneos; 

  • Relaxamento do corpo. 

 

Mariane explica que as ventosas, sozinhas, não têm muita efetividade. É necessário que o terapeuta faça um diagnóstico de cada paciente e avalie o que é mais indicado em cada caso. Associada à ventosaterapia, ela recomenda acupuntura, laserterapia, massagem, reflexologia, entre outros. 

É indicada para pessoas de todas as idades, a sessão dura em torno de 30 minutos, em um ambiente preparado para a terapia, com musica ambiente e cheirinhos calmantes. Quem já fez garante que não dói, apesar de a imagem dos copinhos nas costas impressionar! 

Nossa editora, Daniella Fernandes, experimentou uma sessão com a terapeuta Mariane Leite. Veja o que ela achou: 




“Cheguei no consultório da Mari sem queixa, apenas uma leve dor nos ombros, decorrente da tensão do dia a dia. Conversamos um pouco e deitei na maca. Primeiro de frente, onde ela fez uma massagem, segundo ela, para soltar a musculatura. Depois virei de costas e ganhei outra massagem, deliciosa e relaxante. Em seguida ela começou a colocar as ventosas. É um processo super rápido. Você sente um leve ardor e a pressão, mas nada significativo. Em seguida você relaxa e fica ali ouvindo a musiquinha por uns 10 minutos. A retirada não dói nada! É um pouco assustador ver como ficam as costas, com manchas avermelhadas e algumas quase roxas. A Mari explicou que onde fica mais escuro é onde está mais inflamado. O pós é super tranquilo e o relaxamento vem aos poucos. A primeira noite de sono foi reparadora! Adorei e pretendo fazer de novo! 

O custo de uma sessão de ventosaterapia é em torno de R$ 110,00. Mas os benefícios são inúmeros! 

 

Mariane Leite 

Massoterapeuta Clínica 

Instagram: @mari.leite.terapias.orientais 

Whatsapp: (11) 99176-4766