Notícias TUdo

Como escolher a escola para seus filhos

Escrito em 05/12/2020
Revista Tudo


Com o nascimento de um filho, nasce também novas emoções, além da responsabilidade de constantes tomadas de decisões. A cada dia vivemos o envolvimento emocional e, de repente, sem percebermos, ele já nos mostra suas necessidades como a de socialização, de ampliação de conhecimento, de autonomia, entre outros, levando os pais a decidirem a PRIMEIRA ESCOLA.

A escolha da escola é determinante para a formação, desenvolvimento e o futuro das crianças. Principalmente, quando essa decisão acontece na fase da ‘primeira infância’, de 0 a 6 anos, período em que a base educacional é estabelecida e que as experiências, descobertas e afetos vivenciados valem para toda vida.

Para iniciar a trajetória da melhor escolha, um grande passo será refletir: “Como espero que meu filho seja preparado para os desafios da vida”?

Esta pergunta leva a família a buscar uma identidade escolar, com a proposta pedagógica, com o espaço e a tranquilidade em transferir seus cuidados para um educador que o fará tão bem quanto ela, dando a segurança e certeza da decisão tomada.

“O início da vida escolar é um importante passo na vida das crianças e significa novas experiências, ampliação de repertórios, autoconhecimento, início da construção da identidade, autonomia e desenvolvimento de tantas outras habilidades”, explica Juliana S. Conte, Diretora da Escola Bosque das Letras, que atua com a missão de promover o desenvolvimento humano, valorizando o pensar reflexivo e criativo.

As experiências de outros pais são relevantes e sempre trazem algo para refletir e questionar.

“Desde que nosso filho entrou no Berçário, aos 4 meses, consideramos, primeiramente, a proposta pedagógica – o que ele vai aprender e desenvolver – e a estrutura escolar”, diz Liliany Samarão, mãe do Cadu.

“O mais importante é o acolhimento, a visão dos educadores no tratamento da criança e saber que minha filha estará bem assistida e protegida”, completa Vania C. Gonçalves, mãe de Luísa.

As opiniões são importantes, mas cinco fatores são determinantes para escolher a escola: confiança; localização; preço; proposta pedagógica; e infraestrutura, de acordo com a pesquisa feita pela FENAEP.

Enfim, a escola deve ser a extensão da família, portanto, é importante buscar uma escola que esteja alinhada com seus valores familiares.

*Este conteúdo foi escrito pela Escola Bosque das Letras, uma escola para brincar, criar, explorar e aprender com acolhimento e segurança.

 5 dicas para escolher a escola dos filhos:

 

·                Fazer uma lista das escolas da sua região para conhecer;

·                Entender a proposta pedagógica e as atividades realizadas;

·                Conhecer os espaços e ambientes que seu filho ou filha frequentará;

            Observar a forma de interação dos profissionais com as crianças;

·                Pedir o contato de outros pais para saber as opiniões.

 

Escola Bosque das Letras

Km 28,5 Raposo Tavares

Tel: 94507- 5942