Notícias TUdo

Saúde Capilar

Escrito em 11/11/2020
Revista Tudo


Confira entrevista com a terapeuta capilar Mônica Alkmin

As pessoas chegam até você por qual motivo?

Os principais motivos de procura pela terapia capilar são a queda de cabelos, a redução de volume e cabelos finos e fracos.

Quais os tratamentos mais procurados?

No caso de homens é o tratamento contra a calvície. Entradas acentuadas e diminuição de fios no frontal e no vertex (topo da cabeça). As mulheres apresentam rarefação e afinamento de fios de cabelo nas regiões frontal e temporais (laterais), geralmente indicação de tratamento contra Alopecia feminina ou Eflúvio Telógeno.

Estes casos estão se acentuando e se apresentando de forma cada vez mais prematura devido aos altos níveis de estresse, ansiedade, uso excessive de químicas, etc.

Com qual idade costumam aparecer os problemas de calvície?

A calvície hereditária (alopecia androgenética) masculina pode ser observada geralmente a partir de 24 anos de idade e a calvície feminine depende muito de fatores como alterações hormonais, fatores emocionais, entre outros.

Existe algum hábito que podemos inserir no nosso cotidiano e que beneficie o couro cabe ludo?

Sim, claro. A alimentação saudável com proteínas, vitaminas e sais minerais (fundamental  para a nutrição do bulbo capilar), atividade física (melhora a circulação sanguínea e reduz cortisol (hormônio do estresse) e o consumo regular de água já é um bom começo.

MITOS E VERDADES

• Se lavar os cabelos todos os dias, o cabelo cai mais. Mito.

Os fios de cabelo que caem durante a lavagem já estão soltos. A lavagem não aumenta, nem acelera a queda. Ao contrário, se o cabelo apresenta sujidade ou oleosidade excessiva, é importante a lavagem mais frequente para a saúde do couro cabeludo.

• Um bom shampoo é o suficiente para ter cabelos bonitos. Mito.

A saúde do couro cabeludo é fundamental para a saúde e beleza dos cabelos. Mesmo quem não tem queda capilar deveria fazer, eventualmente, um DETOX capilar, de preferência, com um profissional capacitado e produtos adequados.

• Terapia Capilar é só para quem tem Queda de Cabelo. Mito.

A terapia capilar trata da saúde do couro cabeludo e dos fios de cabelo. Trata-se de queda capilar por fatores genéticos ou não, crônica ou eventual, do fortalecimento e crescimento dos fios, doenças do couro cabeludo como: caspa, dermatite seborreica, entre outras patologias.

• Só Homens tem Calvície. Mito.

Está cada vez mais frequente a procura de tratamento de calvície por parte das mulheres.

Fatores emocionais, uso frequente de químicas, entre outros têm contribuído e adiantado os quadros de calvície feminina.

• Dormir com o cabelo molhado ou úmido não é bom. Verdade.

Dormir com o cabelo molhado pode ser um fator favorável à proliferação de bactérias e fungos o que não é bom para a saúde do couro cabeludo, podendo favorecer a descamação ou até mesmo desenvolver uma dermatite seborreica.

Mônica Alkmin atende na Clínica J. Melo, junto com o seu esposo que há 23 anos atua na Medicina Oriental e Quiropraxia na região.

Rua José Félix de Oliveira, 2060 - Granja Viana | Tel.: (11) 94309-3390

@monicaalkmin_terapiacapilar | www.monicaalkmin.com.br