Notícias TUdo

Ângela Maluf - Trabalho que Fortalece

Escrito em 15/05/2020
Revista Tudo


Em meio à quarentena, momento em que a violência doméstica sobe nas estatísticas, encontramos alguém que luta durante anos por dignidade para estas vítimas

Discutir amplamente políticas públicas em prol dos direitos da mulher e da criança, há anos é uma prioridade de Ângela Maluf, moradora de Cotia e conhecedora da cidade de ponta a ponta.

Professora concursada da rede municipal, trabalhou com alunos com necessidades especiais.

Muitas ações marcaram o seu trabalho no decorrer dos anos, porém, algumas atividades merecem destaque.

✔Como Diretora de Cultura , teve a possibilidade de ter acesso a mães artesãs e progenitoras dos seus lares com demandas específicas, assim como mulheres negras  e indígenas de movimentos culturais e artísticos que vislumbram espaços de articulação  e debates. Promoveu o Samba da Vela com autores e músicos de Cotia. E ainda possibilitou a apresentação de exposições de artistas plásticos em vários espaços da cidade.

✔ Como Secretária Adjunta da Saúde, auxiliou na administração de unidades de saúde do município e lutou, ao lado do atual Secretário Magno Sauter, por humanização no atendimento.

Como Secretária da Mulher

✔Encaminhamento de crianças, meninas vítimas de violência sexual, para os órgãos responsáveis de apuração dos fatos e cobrança da efetivação de atendimento à vítima.

✔Rodas com orientação e acolhimento a meninas estudantes da rede estadual de ensino com demonstrativo de tendências suicidas.

✔ Organizou encontros quinzenais com mulheres  (in)dependentes químicas, onde profissionais como psicólogo, acupunturista, entre outros terapeutas prestam atendimento direcionado.

✔Intensificou o cuidado e acolhimento da população transexual da cidade, fornecendo suporte em saúde física e emocional, buscando, cada vez mais, dar dignidade a esta população. Além disso, participa do GT de Gênero da Cioeste.

✔Idealizou na cidade a Campanha ‘Drink la Penha’ para ajudar mulheres que estão se sentindo intimidadas, coagidas, assediadas ou violentadas de alguma forma durante encontros em bares, casas noturna e afins instalados no município.

✔Fomentou o Workshop “Ela Pode”, no Espaço Movimenta Cotia, sobre empoderamento empreendedor. O evento foi realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME), com o apoio do Google e co-realização do Cruzando Histórias.

✔ Pilotou a campanha de doação de mechas de cabelo para o GRAACC , juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social.  

✔ Incentivou e idealizou ações de promoção da saúde mental, com acolhimento especial a crianças autistas.

✔Implantou no município o atendimento ao agressor, com o intuito de conscientizá-los sobre as consequências de uma prática abusiva.

 



{Ângela Maluf em Cotia} Nascida em Campo Grande/MS, aos 63 anos, ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Cotia, sendo vereadora suplente.