A onda da atualidade é postar, postar e postar. Não importa se existe autorização de uso de imagem, se as imagens contidas no post são fortes ou inapropriadas para uma faixa etária, se a foto é real ou manipulada. Nada importa!
Recentemente, uma colega cirurgiã plástica invadiu as redes sociais vangloriando-se de conseguir uma sentença liberando o uso de imagens de pacientes operados nos meios digitais. A discussão extrapolou para diversas especialidades e entre pacientes.
O que você acha?
Vamos analisar.
Vantagens:
-
Algumas pessoas teriam melhor noção do que é uma cirurgia plástica, como é uma cicatriz de uma dermolipectomia ou de uma mamoplastia, por exemplo.
-
(Na minha opinião, não existe).
Desvantagens:
-
O paciente exposto pode ser identificado e constrangido.
-
Muitas fotos são inapropriadas para exibição pública (acessíveis às crianças).
-
Você é único e a sua experiência (dor, complicações e cicatrizes) é totalmente diferente de outras pessoas.
-
Cria-se uma expectativa de resultado, que é platônico para a maioria dos pacientes;
-
Transmite-se ao paciente a ideia de beleza instantânea, sem todo o processo de cuidados e cicatrização.
-
A técnica cirúrgica apresentada pode não ser consagrada ou não ser a melhor indicação para você.
-
Há a probabilidade da foto estar manipulada para disfarçar as imperfeições;
-
Mostram-se apenas as fotos favoráveis.
-
Não há compromisso com o tempo, sabe-se que muitos resultados são efêmeros.
-
As relações entre médico e paciente não são regidas pelo Código do Consumidor, mas pelo Código de Ética Médica, que restringe o uso de imagens para apresentações de caráter científico.
Não está em discussão a apresentação de fotos ou figuras de casos semelhantes ao do paciente, durante a consulta, para apresentar cicatrizes, limitações e complicações da cirurgia proposta. Você pode discordar de algum ou de todos os itens acima, mas não esqueça que o seu médico deve ser alicerçado nos princípios da Ética, o que o permite enxergar o paciente como alguém a ser assistido de maneira integral e não apenas um cliente com um cartão de crédito na mão.
Dr. Mauro Millman
CRM- SP 101.917
Dúvidas e Sugestões: www.drmaurohenrique.com.br