Notícias TUdo

Escolas Internacionais x Bilíngues Quais as diferenças?

Escrito em 02/07/2019
Revista Tudo


Anunciata Moschetti de Carvalho Gomes,Vanessa Moschetti de C G Carnicelli e Samanta Hangrad Mazoco Simões

A equipe da TUdo foi a até a Escola Internacional St. John’s e a Diretora Pedagógica

Vanessa Moschetti Carnicelli explicou o diferencial de uma instituição como essa.

Confira.

 

O que é uma escola Internacional? 

As Escolas Internacionais seguem o currículo de outro país, trazendo a língua estrangeira como nativa e utilizada não só como imersão, mas como meio de instrumento de ensino. 

Na St. John´s, seguimos o currículo britânico em suas perspectivas e exigências, porém, não deixamos de trabalhar o currículo brasileiro nas aulas de Cultura Brasileira e Língua Portuguesa.  

O segundo ponto é que Escolas Internacionais iniciam seu ano curricular letivo em agosto e finalizam em junho, valorizando o ano acadêmico, os costumes e as tradições de seu currículo de origem. 

O terceiro ponto é a extensão dos estudos no exterior. Escolas Internacionais preparam os alunos para prosseguirem seus estudos fora do Brasil. 

  

Não confunde aprender uma língua estrangeira ainda na infância? 

Para tranquilizar os pais que temem que os filhos não aprendam nenhuma das duas línguas, há muitos estudos realizados por diversas instituições / universidades que mostram que as crianças bilíngues não confundem os dois idiomas que estão aprendendo, pelo contrário, elas apresentam melhor rendimento escolar e melhores resultados acadêmicos do que crianças monolíngues.  

  

Que tipo de atividades são desenvolvidas? É muito diferente dos colégios brasileiros? 

Inserimos outras disciplinas além das convencionais, como: STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), PSPE (Personal, Social and Physical Education),Lab(laboratório de Ciências) e a Língua Espanhola. 

Tendo em vista bolsas de estudos internacionais, a St. Jonh´s investe em alguns esportes, como: Ballet,Judô, Capoeira, Soccer, Ginástica Olímpica e Tênis, todos com certificações reconhecidas nacionalmente e internacionalmente. 

 

*Como fica a continuação dos estudos de uma criança que estuda em uma escola internacional? O  aluno necessariamente precisa estudar em outra instituição internacional ou sair do país para continuar seus estudos? 

 

Toda escola internacional precisa  atender também as exigências e o currículo do país em que está inserida. Ou seja, os nossos alunos St. John's  têm o conteúdo determinado para sua faixa etária de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação. No caso de transferência, podem mudar de instituição naturalmente, sem qualquer impedimento. A grande diferença é que se optarem por estudar fora do país, este processo é muito facilitado, abrindo dessa forma, mais um leque de possibilidades na formação do estudante. 

 

Como a Granja Viana recebeu a St John’s? 

Aqueles que já vieram até nós, encantaram-se com a metodologia e com a forma inovadora dos conceitos da educação. Trabalhamos diariamente com o intuito de solidificar a instituição na Granja, que com o tempo, isso ocorrerá naturalmente.   

 

International School 

Av. Dona Cherubina Viana, 1547 

Vila Santo Antônio, Cotia – SP 

Tel: (11) 4551-4167 

 

Little John 

Av. Dona Cherubina Viana, 830 

Vila Santo Antônio, Cotia – SP 

Tel: (11) 4777-1428 

 



St. John's Team