Notícias TUdo

O Sol astral da eterna Jericoacoara

Escrito em 26/10/2018
Revista Tudo


Mural do artista Miguel de Paula em “Jeri"

Parece que quando colocamos os pés no vilarejo de Jericoacoara, ou Jeri, tudo muda. Uma magia imensa invade nossos corações e a leveza toma conta de nossos corpos.

Esse cantinho hippie do Ceará que quer dizer “Toca das Tartarugas” ainda mantém as infinitas belezas naturais do Parque Nacional de Jericoacoara, que trouxeram tantos turistas descolados desde os anos 80.

A enseada de Jericoacoara está naturalmente protegida por uma verdadeira "cordilheira de dunas", que dificultou por muito tempo o acesso de exploradores desenvolvendo além do necessário o vilarejo.



Rancho do Peixe

Em 1984, o governo brasileiro determinou a área de Jericoacoara com sendo “Área de Proteção Ambiental”. Assim, esse paraíso pode manter-se preservado, mas mesmo assim luta constantemente pelo controle de qualidade local, o que não é fácil, uma vez que turistas do mundo inteiro buscam suas maravilhas e nem todos possuem a mesma consciência e educação.

Hoje Jeri está recheada da melhor hotelaria, com atendimento Premium e instalações de conforto e charme com bom gosto absoluto. Fiquei, dessa vez, hospedado no descolado e hype Vila Kalango Hotel que abraça com elegância o DNA local sem perder referências culturais.  Isso sim para mim é o luxo absoluto de uma hotelaria que preocupa-se em entregar aos hóspedes as verdades da terra com absoluto profissionalismo. A gastronomia na cidade arrasa e fica até difícil escolher as melhores opções, uma vez que cada restaurante tem sua especialidade e seu charme. Sou bastante fã da comida deliciosa e autêntica do Pimenta Verde, do crepe inusitado e diferenciado do Naturalmente e do “cool” Chili Beach com suas especialidades gourmets sensacionais (o qual enquadra-se também no quesito hotelaria).

A arte está exposta por todos os lados e principalmente em murais coloridos, como os do artista Miguel de Paula, que contam um pouco do estilo de vida dos nativos. Como é fantástico um lugar que preserva e divulga cultura e arte. Becos com lindas borboletas e personagens do mundo enfeitam ainda mais a cidade de pé na areia.



Com um bom transfer 4X4, que empresas diversas sensacionais realizam com competência e alta qualidade (indico a @imperiojeri), você corre por dunas e outros cantos sensacionais como o Preá, onde está o deslumbrante Racho do Peixe Hotel Spa. E também Barrinhas, onde encontramos um canto gastronômico e de bem estar chamado Komaki, pra lá de surpreendente, pilotado por Márcio e Constantino, que trazem à mesa o que o mar oferece naquele dia de mais fresco e abundante. Que polvo maravilhoso eu comi e que frutos do mar, meu Deus! O Doce de Caju final, com sorvete, assina com nota 10. Imperdível. Ah fique até o Pôr do Sol e entenderá ainda a poesia ali existente.

O Sol dourado ilumina essa parte abençoada da orla brasileira e o mar brilha com força e energia. 

O vento sopra forte e permite-nos voar sobre as ondas correndo de um lado ao outro como se fossemos pássaros com imensas asas enxergando vida e paz.

Deus abençoou esse nosso Brasil rico em gente boa e de alma pura, em belezas e sorrisos por onde quer que a gente vá. Como sou feliz assim e aqui.

Bora Garimpar mais do Ceará. Eu Amo Jeri, I Love Jeri, Viva Jericoacoara! 

Dicas:

VILAKALANGO.COM.BR

RANCHODOPEIXE.COM.BR

CHILIBEACH.COM

PIMENTAVERDEJERI.COM.BR

@KOMAKIRESTAURANTE

@NATURALMENTE_JERI

 

 

Marcelo Sampaio

Apresentador  e Influencer Mercado Premium

www.garimpando.life

www.marcelosampaio.com

Garimpando no Travel TV todas as 4as as 20h e sextas as 22h

Insta: garimpando.life

Fanpage: Garimpando com Marcelo Sampaio 

2018 Vivendo Experiências Incríveis Mundo afora!



Lagosta com Bolo de Peixe e Molho Camarão do The Chili Beach