Notícias TUdo

Zooterapia salva vidas

Escrito em 31/05/2021
Revista Tudo


Alegres, cheios de energia e repletos de amor incondicional, os Pets trazem muito amor para nossas vidas.

Não bastasse todas essas qualidades, eles ainda promovem diversos benefícios físicos e mentais que vão desde a melhora do sistema imunológico, bem como a   diminuição da ansiedade, da pressão arterial, da alta frequência cardíaca, do triglicérides, do colesterol, estresse, depressão e o aumento da auto-estima, ou seja, um pet é tudo de bom...

A Zooterapia é uma área muito antiga que estuda os benefícios que o convívio com animais traz para saúde. Hoje, é uma ciência reconhecida e uma de suas principais atividades é a Terapia Assistida por Animais (TAA). Entre os pets mais utilizados, os cachorros são os campeões de popularidade.

Mas não é só isso!

Segundo os especialistas, em médio prazo, a terapia assistida por animais pode melhorar, e muito:

•          socialização;

•          comunicação;

•          memória;

•          concentração;

•          afetividade;

•          autoestima;

•          estabelecimento de vínculos,

•          e até a prática de atividades físicas.

Crianças e idosos que exigem atenção e cuidados especiais vêm sendo constantemente auxiliados por esses lindos de quatro patas. Inclusive, durante a pandemia que estamos vivendo, aumentou bastante o numero de adoções e aquisições de pets nos lares paulistanos , informação esta que só vem a confirmar que a companhia desses anjos nesses tempos tão difíceis são super bem-vindas.

Além da terapia assistida, existem os cães de serviço que já vimos até em filmes e documentários que são capazes de ajudar deficientes físicos e, até mesmo, avisar a família quando uma criança vai ter um ataque epiléptico, ou seja, esses anjos de quatro patas são muito especiais mesmo.

Apesar disso, é importante lembrar que todos os animais que participam das TAAs devem passar por um rígido controle de saúde, como vacinação e vermifugação em dia, banho recente, unhas aparadas, controle de parasitas, não ingerir carne crua nem leite e visitar regularmente o veterinário, além de ter que  saber obedecer comandos .

Agora, imagine cuidar de um pet no conforto do lar,, com todo amor e carinho, e receber aquele abraço toda vez que você chegar em casa...

Neste mês dos namorados, que tal adotar um animalzinho e começar com ele uma linda história de amor?

Consulte sempre um veterinário de confiança.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Família Pet Clínica Veterinária

Dra. Fabiana Sartori Fávaro

Estrada do Capuava, 4550, Paisagem Renoir - Cotia - SP

Tel.: (11) 98908-0023

Siga no Instagram: @familiapet.vet