Notícias ON LINE

Sábado, 9/05, Secretaria de Saúde realiza vacinação contra a gripe em três drive-thrus

Escrito em 07/05/2020
Revista Tudo


 

No próximo sábado (9 de maio), a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, realizará três drive-thrus de vacinação contra a gripe para imunizar o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde [veja abaixo]. Serão vacinadas apenas pessoas que estiverem de carro e, no caso de crianças, a Secretaria de Saúde solicita que os pais levem apenas aquelas que tiverem condições de receber a vacina sem precisarem ser seguradas, já que não poderão descer do carro, ou que um adulto consiga segurar com segurança.

Os drive-thrus acontecerão das 9h às 15h, em frente à Prefeitura, no Shopping Granja Vianna e em Caucaia do Alto. Para ser imunizado, basta levar documento que comprova que faz parte do público-alvo e caderneta de vacinação. Todos os ocupantes dos veículos deverão usar máscaras de tecido ou descartáveis. "O sistema de drive-thru dispensa a necessidade de desembarque do veículo, com isso evitamos aglomeração, mas ainda assim todos deverão estar de máscaras, pois é uma das formas de proteger as pessoas de contaminação pelo novo Coronavírus contra o qual ainda não temos vacina e a vacina da gripe não é eficiente neste caso", disse Magno Sauter, Secretário de Saúde.

 

Quem deve se vacinar?

Todas as pessoas que fazem parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde devem receber a vacina contra a gripe. Os grupos prioritários são: Professores das escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias), povos indígenas, adultos com idade entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência.

Também estão sendo vacinadas as pessoas idosas (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, profissionais das forças de segurança, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros e profissionais de transporte (motoristas e cobradores), trabalhadores portuários e portadores de doenças crônicas (não é necessário ter prescrição específica para vacinação, apenas confirmar que faz parte de programa de doenças crônicas do SUS ou prescrição para uso contínuo de medicamento relacionado ao tratamento da doença crônica indicada).

De segunda a sexta-feira, as Unidades Básicas de Saúde Assa, Atalaia, Caucaia do Alto e a Policlínica participam da campanha de vacinação mediante agendamento pelo telefone 4243-2017 (das 8h às 17h).

 

 

Fotos: Alexandre Rezende