Notícias ON LINE

Em uma semana, Centro de Combate e Referência ao Coronavírus atende 204 pacientes

Escrito em 16/04/2020
Revista Tudo


No dia 6 de abril, a Prefeitura de Cotia colocou em funcionamento o Centro de Combate e Referência ao Coronavírus, no Recinto de Eventos, região central. Até o dia 12/04, duzentos e quatro pacientes foram atendidos no local, 43 casos suspeitos de Covid-19 e, destes, cinco pessoas foram testadas e deram positivo para a doença. O hospital de campanha foi construído em dez dias pela gestão municipal, conta com 50 leitos, suporte de semi-UTI e está distribuído em 1600 metros quadrados de área construída.

O local conta com testes rápidos que são destinados exclusivamente para pacientes com sintomas agravados, como febre e falta de ar, tosse, coriza ou outros sintomas. “A definição pelo teste rápido ou não é feita pelo médico que atende o paciente em função do quadro de saúde que ele dá entrada no centro de combate”, disse o Secretário da Saúde, Magno Sauter.

Quem chega de carro ao local passa pela triagem ainda no estacionamento. Uma tenda foi montada e funciona como drive-thru, a equipe de saúde já faz algumas perguntas e analisa a gravidade do caso e classifica o atendimento de acordo com o protocolo de Manchester, que determina se há necessidade de urgência no atendimento. “Há casos em que a pessoa vai embora dali do drive-thru mesmo. Recebe orientações sobre os cuidados e, como não apresentam sintomas gripais combinados com febre, vão para suas casas”, completou o secretário.

Entre os dias 6 e 12 de abril, apenas nove pacientes com situação mais agravada precisaram de internação.

 

Foto: Vagner Santos