Notícias ON LINE

Até o dia 30, Secretaria de Saúde realiza Campanha contra a Tuberculose nas UBS's

Escrito em 17/03/2020
Prefeitura de Cotia


Segue até o dia 30 de março a intensificação das ações de combate à tuberculose nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Cotia. A medida faz parte da Campanha de conscientização da população sobre os sintomas e tratamento da doença. O tema que norteia as ações é “Todos Juntos no Combate à Tuberculose” e marca a celebração do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, lembrado em 24 de março.

A iniciativa tem um papel fundamental no diagnóstico precoce da doença e, caso seja detectada o Bacilo de Koch (BK) ou Mycobacterium tuberculosis, que causa a doença, o tratamento do paciente é iniciado imediatamente. “Tanto o exame quanto o tratamento são oferecidos gratuitamente à população pelo SUS. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, pode matar, mas tem cura e é importante que o diagnóstico seja precoce”, disse Magno Sauter, Secretário de Saúde.

Entre os sintomas mais frequentes da doença estão tosse, com ou sem secreção, que pode ser espessa ou sanguinolenta, cansaço, falta de ar, febre baixa, sudorese noturna, falta de apetite, perda de peso, rouquidão, fraqueza. Em casos mais graves a pessoa apresenta falta de ar limitante, expectoração de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão, pus na membrana que reveste o pulmão e dor no peito. O tratamento é baseado no uso de antibióticos.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, na última campanha foram realizadas a testagem para TB em cerca de 235 pessoas, destas, dois casos atestaram para positivo e os pacientes foram encaminhados para o início do tratamento.

 

Foto: Vagner Santos