Notícias ON LINE

UBS do Viana usa expressões culturais para ressaltar poder da mulher

Escrito em 17/03/2020
Prefeitura de Barueri


Diversas formas de expressões artísticas foram os instrumentos adotados pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Francisca de Melo, do Parque Viana, para unir e homenagear as participantes do Grupo de Mulheres da unidade. O 1º Sarau Literário e Piquenique da UBS, realizado na quadra do Jardim do Líbano na manhã de sexta-feira (dia 13), foi alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Além de um caprichado café comunitário, houve exposição de várias manifestações culturais, como leitura de poesias e outros textos, cartazes, desenhos, pinturas, músicas e mensagens trazidas dos grupos de psicoterapia de adolescentes e crianças da unidade. “O sarau e o piquenique reuniram todas as gerações de mulheres vinculadas à UBS. O evento nos emocionou com histórias de superação e trouxe muita alegria e união a todos”, destaca a psicóloga da unidade, Priscila Checolli.

“Não é apenas nas questões sociais que as atividades culturais trazem benefícios, esses momentos também atuam mentalmente, contribuindo para o bem-estar das pessoas. Sem contar que essas atividades possuem um papel cognitivo muito importante, pois ocupam e desenvolvem a mente. Cultura também é promoção à saúde”, reforça a assistente social da UBS, Danila Martins.

Idealizada pelas próprias participantes do grupo com o apoio da equipe, a homenagem incluiu a leitura de poemas, pensamentos e textos que exaltavam grandes nomes da literatura brasileira, bem como de escritores locais. Segundo Danila, a iniciativa buscou mostrar o orgulho que a UBS tem de suas mulheres guerreiras, como são denominadas pela equipe.

Empoderamento feminino
Além do Sarau, as homenagens às mulheres daquela comunidade começaram já no dia 3 de março, quando a unidade realizou uma roda de conversa sobre Empoderamento Feminino. O tema foi ricamente abordado por Ana Cláudia Victoriano, da Coordenadoria da Rede Mulher e Diversidade, ligada à Secretaria da Mulher de Barueri.