Notícias ON LINE

Prefeitura de Cotia e IBGE realizam a 1ª reunião de planejamento do Censo 2020

Escrito em 14/11/2019
Revista Tudo


A Prefeitura de Cotia e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se reuniram para tratar do planejamento do Censo 2020, que acontecerá no segundo semestre do próximo ano. Estão previstos quatro encontros e, no primeiro, o IBGE apresentou quais serão as estratégias de coleta de dados no município, estrutura administrativa, estudos geográficos e como poderá ser formatada a parceria com a Prefeitura, que dará todo o suporte aos censitários, responsáveis pela coleta de dados.

          “Em princípio já nos propusemos a auxiliar com a estrutura para os três pontos físicos do IBGE. Haverá outras reuniões para definir todos os detalhes, daremos todo o suporte com a análise de mapas, logística e informações de áreas”, disse o prefeito Rogério Franco. Estiveram presentes na reunião os secretários José Lopes (Governo), Luís Gustavo Napolitano (Desenvolvimento Urbano), Marcos Menão (Comunicação), Sergio Folha (Habitação), Sebastião Bastos (administrador de Caucaia) e Leandro Oliveira (Câmara Municipal). 

          Viktor Aschermann, coordenador de área do Censo, Guilherme Peixoto, técnico e Jorge Luiz Antônio, chefe da Agência IBGE de Itapecerica da Serra, estiveram na reunião e falaram sobre uma campanha educativa sobre o Censo que será realizada em parceria com as escolas. Material didático será distribuído aos professores para que multipliquem aos alunos para que as informações sobre o que é o Censo e a sua importância. O objetivo é que os estudantes também levem estas informações para suas casas.

          O Censo Demográfico acontece a cada dez anos e é um grande retrato da população brasileira e das suas características socioeconômicas. Um levantamento extenso e profundo que fornece informações para o planejamento público e privado da próxima década. Todos os 5.570 municípios serão visitados pelos censitários. O Censo 2020 está em fase de Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo.

Foto: Vagner Santos