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Tecnologia: Um bem necessário

Escrito em 31/05/2021
Revista Tudo


Como usar as ferramentas disponíveis sem transformá-las em vilãs da saúde

De acordo com uma pesquisa realizada pela Hoopsuite, em parceria com a We Are Social, as pessoas no Brasil passam, em média, nove horas e vinte e nove minutos por dia conectadas à internet. Um índice que, ao ser delineado em dias, aponta que o brasileiro passa 145 dias inteiros, por ano, navegando virtualmente.

Se, por um lado, a tecnologia automatizou e deu mais agilidade para as nossas vidas, muitas pessoas se tornaram escravas dela e isso tem gerado um nível de ansiedade maior em decorrência do cérebro, muitas vezes, não ter pausas e não conseguir suportar o número de informações processadas e não processadas, não conseguindo reter a informação, explica o psicólogo do Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar, Michael Zanchet.

Estou viciada (o). O que fazer?

Buscar terapias relacionadas ao Mindfulness (atenção plena), por exemplo, ensina a desenvolver a capacidade de viver com foco no presente, em cada atividade que estamos fazendo: estou comendo, então vou vislumbrar a experiência, ver as cores do alimento, a textura, o olfato, perceber o movimento do alimento indo à boca, mastigar, sentir o gosto e perceber o prazer.

Para humanos

Pontos negativos do uso exagerado da tecnologia

- relações humanas cada vez mais distantes

- dores nas mãos e no pescoço

Quem vive digitando pode ter dores nos punhos, nas mãos e nos dedos. Isso acontece porque fazer sempre os mesmos movimentos pode gerar uma inflamação nas articulações. Lesões por esforço repetitivo são a principal causa de afastamento médico. E diversos desses problemas são ocasionados pelo uso de dispositivos tecnológicos, como o celular.
- aparecimento de falsa miopia, um tipo de contração demasiada da musculatura dos olhos, que acontece quando a vista é forçada por muito tempo com imagens próximas e acaba ficando embaçada para longe.

- um dos obstáculos para uma boa noite de sono é a luz azul emitida pelas telas de dispositivos eletrônicos. Isso porque ela estimula o cérebro, o deixando mais ativo no momento em que deveria estar relaxado. A luz também inibe a produção de melatonina, hormônio regulador do sono. A conclusão é de um estudo realizado pela Universidade de Haifa, em Israel, que acrescenta que a luz azul danifica os ciclos do sono.

O brasileiro passa 145 dias inteiros, por ano, navegando na internet

 

 



Como controlar o uso de tecnologia pelas crianças?

Apesar dos malefícios do excesso de tecnologia para as crianças, tenha em mente que as inovações tecnológicas surgiram para melhorar nossa vida e não devem ser encaradas como vilãs. Entretanto, como todo excesso é prejudicial, é fundamental que os familiares fiquem atentos para controlar o tempo de uso dos eletrônicos, que deve ser de, no máximo, duas horas. Além disso, é importante incentivar outras atividades, como passeios e brincadeiras ao ar livre. Não se esqueça que também é válido esclarecer sobre os perigos da internet e do uso abusivo do mundo digital. Assim, fica mais fácil ter um controle sobre o excesso de tecnologia.


2 horas (no máximo)
É o tempo que as crianças devem passar frente às telas

Você sabia?
Ao manter a cabeça flexionada para baixo, na direção do queixo, você sobrecarrega a coluna cervical. Só para ter ideia, quando o pescoço fica inclinado para baixo, o peso da cabeça passa de cerca de 5 kg para 27 kg, de acordo com a revista científica Surgical Technology International.

 



No trabalho! 

É certo que a tecnologia impulsiona novos negócios e se tornou referência em produtividade, operação e gestão de negócios em todo o mundo!

As profissões, direta ou indiretamente, são pura tecnologia.

Ou seja, ela é a responsável pela renovação, pelo progresso e pelas novas oportunidades!
 

Veja abaixo a lista de profissões em alta até 2022 no setor da tecnologia:

Analista de dados

Cientista de dados

Desenvolvedor de softwares

Desenvolvedor de aplicativos

Especialista em e-commerce

Especialista em redes sociais

Especialistas em inteligência artificial

Especialistas em machine learning

Especialistas em big data

Especialistas em automação de processos

Analistas de segurança da informação

Designers de experiência do usuário e interação homem-máquina

Engenheiros robóticos

Especialistas em Blockchain

 

 

Bem-estar digital
- Tenha aplicativos que ensinam e estimulam a prática de exercícios físicos; com o respaldo de profissionais de saúde, são uma excelente alternativa para quem quer se exercitar como e onde quiser, sem precisar pagar nada por isso.

-Se surgir a dificuldade de dormir, evite navegar por redes sociais ou ver vídeos. No lugar, programe sons relaxantes. Barulhos de chuva, sons da natureza ou da cidade e músicas de meditação.