Destaques TUdo

O Índio que existe em mim

Escrito em 20/04/2021
Revista Tudo


Já rodei muito por aí, para diversos cantos do Brasil.

Já conheci muitas comunidades e etnias autenticamente brasileiras que mantém suas tradições, de norte a sul.

A Amazônia não é apenas o pulmão do Brasil e do Mundo, mas também é o coração dessa história tão enraizada em nossas vidas. O Índio sim está presente em todos nós. A Amazônia exemplifica isso através da dor e da beleza ainda encontrados nos poucos olhos e sorrisos existentes.

Cada vez que viajo para a Amazônia, uma emoção imensa toma conta de mim e sinto-me abençoado por tamanha beleza, por tamanha verdade e por tamanha espiritualidade ali existente. A mata abriga verdades e poesias inexplicáveis, forças absolutas e uma capacidade transformadora que só vem a quem abre o peito de frente a ela e, assim, é capaz de absorver tanta energia vital.

Nossa vida está o tempo inteiro conectada com alguma herança indígena, mesmo que não a tenhamos em nossos DNAs.

A mandioca, em suas diferentes vertentes que consumimos, os frutos que colocamos à mesa, os aromas que permeiam nossos dias e as raízes que misturam-se às nossas curas.

O batuque percussionista – seja ele indígena ou africano – dá bossa a momentos diversos que, muitas vezes, não nos atentamos, momentos esses que, através de suas trilhas sonoras, enchem de magia as mais incríveis experiências.

Cores e mais cores misturam-se ao vermelho de nosso sangue e jorramos por onde passamos brasilidade de raiz. Sim, temos o Índio em nossa raíz e essa acompanha-nos por onde quer que possamos estar.

 




Abril é o mês que celebramos esse povo devastado, os mais verdadeiros brasileiros, os mais amantes defensores de suas terras, os mais bravos homens e mulheres que iniciaram a vida nesse imenso país.

Conhecer a vida do Índio em qualquer etnia “ainda” não é uma oportunidade, é uma obrigação de quem aqui vive e usufrui dessa terra a nós emprestada pelo Divino.

Lembre-se: nenhuma terra, nenhum alimento, nenhuma vestimenta, nenhum meio de transporte, nenhum cargo de poder nos pertence; todos esses elementos são empréstimos do criador. Só é nosso aquilo que sentimos e o amor que dividimos.

Assim, como todas as etnias indígenas existentes nesse nosso Brasil há séculos, vamos agradecer a natureza que nos foi oferecida, o sol que nos fornece energia vital diária, a lua que embeleza e romantiza nossas noites e as estrelas que iluminam nossas jornadas.

Sejamos gratos a esse povo, sejamos gratos a tudo o que de melhor - dia a dia - nos é oferecido.

Despertar para isso é amadurecimento humano, é elevação espiritual.

Gratidão Povo Indígena por cuidar muito daquilo que ainda não somos capazes de enxergar e que vocês, na simplicidade, foram sábios ao engrandecer.

Assim será, Assim é!

GARIMPANDO.LIFE®_______________________________

M A R C E L O  S A M P A I O  + 55 11 4617.3434 OU 99979.1784

Apresentador / Influenciador Mercado Premium / Produtor de Eventos / Empresário cantor Paulo Benevides (@paulobenevidesoficial)

Television Host / High Quality Consultant Market / Events Producer

www.garimpandolife.com.br  |  

Instagram @garimpando.life 

Programa “Garimpando com Marcelo Sampaio”

Todas as 4as às 20h + 4 reprises semanais na Tv a Cabo Travel Box Brazil

“2021 - Em busca de Experiências Autênticas pelo Brasil e Mundo Afora!"