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Aumentando a imunidade

Escrito em 06/04/2021
Revista Tudo


Atualmente, muito se questiona sobre alimentação e imunidade, sua eficiência e o que deveríamos consumir para aumentar a nossa imunidade e combater doenças.

Primeiro, é importante a gente entender o que ela significa.

Imunidade são os mecanismos utilizados pelo organismo como uma resposta contra substâncias estranhas presentes no corpo.

Ela é desencadeada pelo sistema imune, que atua pela ação de células de defesa e pela produção de anticorpos (proteínas produzidas em resposta à presença de antígenos).

A imunidade é essencial na defesa do organismo contra diversas doenças causadas por agentes químicos ou biológicos, e mantém, assim, a homeostase (processo para manutenção do equilíbrio corporal).

Além de proteger, evitando o surgimento de doenças, a imunidade pode impedir que uma doença progrida e atua na identificação ou na destruição de células estranhas, danificadas ou mutantes. Ainda e dessa forma, a imunidade auxilia na prevenção do câncer.

Uma alimentação saudável e rica em vitaminas é uma aliada da imunidade.

“Na verdade, não existe apenas um alimento ou um grupo de alimento específico que isoladamente seja responsável por manter ou melhorar a nossa imunidade.

Os alimentos, seus nutrientes e compostos bioativos agem em sinergia, um dependendo do outro, para melhor desempenho de suas funções”, explica a nutricionista Camila Rezende.

Já a nutricionista Beatriz Palla alerta para o consumo de vitamina C, na prevenção de gripes e resfriados. “Vegetais verdes escuros, além das frutas cítricas, são ricos em vitamina C que é muito importante para o organismo, sobretudo para as nossas defesas imunológicas. Ela estimula o nosso sistema imunológico, reforçando-o e colaborando na proteção contra várias infecções”, ensina.

A especialista explica que, na somatória à alimentação é necessário acrescentar outros hábitos de vida também muito importantes para manutenção da saúde: rotina alimentar, período de sono adequado e de qualidade, banhos de sol, atividades físicas regulares, e na sua individualidade os lazeres que lhe tragam momentos de alegria e prazer.

Você sabia?

Segundo Camila Rezende, os talos da couve possuem três vezes mais vitamina C do que as suas folhas. E o que é ainda mais interessante, é que as folhas da couve por si só já possuem quase duas vezes mais dessa vitamina do que uma laranja, fruta famosa por ser fonte desse nutriente.
“O alho é outro aliado, mais conhecido por sua ação antifúngica e antibacteriana, que vai ajudar de uma forma geral o organismo a se manter bem e saudável”.

 

Nutricionistas

Beatriz Palla
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(11) 98373-1030

Camila Rezende

CRN3 31332
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Nutricionista Camila Rezende CRN3 31332 @nutri_camilarezende

Não deixe faltar em sua mesa (respeitando as individualidades):

-       Frutas diversificadas: ex. banana, laranja, mamão, maçã, entre outras (quando puder vá variando as qualidades das frutas);

-       Arroz (branco, integral, multi grãos), batatas, mandioquinha, mandioca, inhame, milho, macarrão;

-       Feijões, Ervilha, Lentilha, grão de bico, soja;

-       Leite ,iogurtes, queijos;

-       Carnes magras, peixes, aves, ovos;

-       Salada de folhas e legumes (variando sempre os tipos de vegetais);

-       Temperos: alho, cebola, salsinha, cebolinha, manjericão, orégano, açafrão, salsão, gengibre, coentro, canela, entre outros de sua preferência (evitando os temperos industrializados);

-       Azeite de oliva extra virgem, oleaginosas (ex: nozes, castanha do Pará), sementes (ex: linhaça, chia);

-       Capriche na ingestão de água, ela é fundamental na hidratação, transporte de nutrientes e eliminação dos metabólitos.


“Uma alimentação equilibrada em valor energético/proteico (para cada indivíduo),contendo os nutrientes: carboidratos, proteínas, boas gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e uma boa hidratação, é o que realmente em conjunto expressam efetividade na manutenção do estado nutricional e recuperação da saúde”. Beatriz Palla

 

 



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