Destaques TUdo

Plataforma verde: Tecnologia que preserva o Planeta

Escrito em 17/03/2021
Revista Tudo


Qual o impacto de sua empresa na Natureza? 

Quanto a construção de uma casa custa para o meio-ambiente? 

Compensação ambiental é um valor a ser pago pelo empreendimento que, inevitavelmente, lesar uma parcela do meio-ambiente. Ou seja, trata-se de uma indenização a ser paga em razão da degradação ambiental que toda empresa causa. Sim, toda empresa! 

Geralmente, a necessidade e os custos dessa compensação já vêm inseridos no processo de licenciamento ambiental do empreendimento, como valor incorporado nas despesas totais.

Desta forma, enquanto uma parcela do meio ambiente sofre com a construção do empreendimento, outra parcela, localizada em áreas de Unidades de Conservação, recebe o dinheiro e tem seu bioma preservado. 

{Como é feito esse cálculo}?

O Valor da Compensação Ambiental – CA será calculado pelo produto do Grau de Impacto – GI com o Valor de Referência – VR, de acordo com a fórmula a seguir: 

CA = VR x GI, onde: 

CA = Valor da Compensação Ambiental

A MOSS  chegou para facilitar a vida dos empresários e, inclusive, das construtoras. É que ela fornece soluções e recomendações sobre onde e como minimizar seu impacto através da compra de crédito de carbono.

O mercado de créditos de carbono é tido como uma solução para o aquecimento global. A ideia é que grandes poluidores compensem suas emissões pagando a quem não polui. As transações podem ser entre empresas ou países. O Brasil, por abrigar a maior floresta do mundo, a Amazônia, tem enorme potencial para se beneficiar desse mercado. 

Compensação ambiental na região 

Na Granja Viana, a Front Empreendimentos foi pioneira neste trabalho. A construção de uma casa emite gases causadores de efeito estufa que agravam o aquecimento global. 

A empresa faz a contabilização das emissões dos gases de efeito estufa e compensa as emissões produzidas na construção de cada uma das suas casas. A compensação é feita pela MOSS, por meio de créditos de carbono, que confirmam que emissões diretas e indiretas de CO2 são compensadas.

Ao adquirir uma casa no empreendimento Vanguard, na Granja Viana, por exemplo, você possui 30 créditos de carbono da Moss. Esse valor equivale à quantidade de gases de efeito estufa produzidos na construção da sua casa. Com esse crédito você pode neutralizar a emissão desses gases ou mantê-lo como um ativo e revender futuramente.

Parcerias como essa da Moss já salvou o equivalente a 15 cidades de Nova York, na floresta Amazônica. 

“Salvamos 734 milhões de árvores em 2020”, conta Luís Felipe Adaime, CEO e fundador da MOSS. 

Saiba mais: @moss_earthbr 

A natureza é o local de onde extraímos tudo aquilo que as empresas e as pessoas necessitam para prosperar. E é exatamente em função disso que é preciso que o consumo desses recursos seja realizado de forma consciente. 

“A indústria da construção civil exerce um impacto significativo na sociedade e no meio ambiente. A neutralização de carbono é uma alternativa relevante e imprescindível pra mudarmos esse cenário.

"O pioneirismos da Front em realizar a compensação do carbono em todos seus empreendimentos, incentivará outros players do mercado a adotarem medidas positivas ao meio ambiente” – Pedro Costa – Sócio-Diretor Front Empreendimentos